in

Você sabia que o tédio no trabalho pode causar sérios problemas na vida profissional?

Você sabia que o tédio no trabalho pode causar sérios problemas na vida profissional?

Muitas pessoas não tem noção que o tédio representa um grave problema para a vida profissional. Mais da metade dos funcionários que faltam, ficam ausentes de suas funções por causa desse problema. Segundo dados emitidos de uma empresa, o tédio no local trabalho é o principal motivo para faltas, e 61% dos funcionários não aparecem na empresa devido a esse fato. Mas antes de pensarmos nisso, é preciso definir muito bem o que é o tedio e as suas terríveis consequências

Você sabe o que é o tédio?

O tédio é nada mais que um sintoma que pode acontecer em diferentes situações de nossa vida e em qualquer pessoa: relacionamentos, profissional e pessoa. Muitos descrevem o tédio como algo estranho e negativo, é como se faltasse algum ânimo para realizar tal desejo. É a falta de interesse de algo conhecido, sem graça e repetitivo.

A vida é cheia de desafios e opções e as pessoas entediadas estão distraídas para as diversas maravilhas que a vida nos proporciona, sendo assim, tudo sempre igual, sem curiosidade e tão pouco novidade. Pode-se dizer que o tédio é uma falta gigantesca de interesse por sentir, ouvir e vivenciar.

Quais as consequências?

Aqueles que sentem tédio deixa o tempo passar sem nenhum tipo de realização, é como se eles perdessem a capacidade de agir. E isso é extremamente terrível para um funcionário dentro de uma organização. Seus projetos e suas obrigações rotineiras ficam parados e o tédio vence a batalha. Com isso a sensação do tempo fica totalmente distorcida e parece correr na direção contrária da vida. Possuir tempo de sombra sem saber o que fazer é entediante para muitos. E a organização só tende a perder com isso. É preciso estar cuidando do funcionário para que ele volte a ser produtivo e animador, seja eles através de treinamentos, cuidados com os grupo e individuais ou orientados. As pessoas esperam receber muito mais do que o salário mensal, querem sucesso, motivação, e principalmente reconhecimento.

Por isso, muitos funcionários não se sentem realizado profissionalmente quando não possuem interesse naquilo que está fazendo. E o fato de não ter prazer, ou vontade, é muitas vezes desanimador. Uma empresa pode cuidar da saúde mental do seu funcionário e do seu interesse dia a dia no trabalho. Funcionário motivado rende mais o seu serviço e consequentemente diminui os dias de falta.

Depressão x Tédio

Ter o sentimento de tédio também pode ser um sintoma da depressão. A depressão é uma doença que merece ser tratada com muito cuidado. Funcionários com depressão ou tédio, não são capazes de render e produzir muito e é o que a empresa precisa para funcionar corretamente.

Um sintoma isolado não caracteriza a doença depressão, mas é um alerta que deve ser cuidado para que o seu funcionário não possa carretar a doença. Para um diagnóstico correto é preciso buscar orientação de um profissional. Nunca é recomendado um autodiagnostico, pois o tratamento é diferente para cada pessoa.

Você sabia que a falta de motivação pode estar relacionada a depressão e outros problemas?

Você sabia que a falta de motivação pode estar relacionada a depressão e outros problemas?

Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável

Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável