in

Você sabia que a falta de motivação pode estar relacionada a depressão e outros problemas?

Você sabia que a falta de motivação pode estar relacionada a depressão e outros problemas?

Você conhece alguém ao seu redor que parece estar sempre desanimado, que esteja na inércia? Alguém que até sabe que precisa fazer alguma coisa, mas não consegue? Que anda sem brilho nos olhos e o que mais sabe responder é o tanto faz? Pois é, as vezes esse alguém estão tão perto, que o percebemos ao refletir no espelho.

Se pegarmos todas essas pistas e partimos em direção a um diagnóstico, veremos que esse alguém está sem motivação para ele mesmo. Podendo até estar relacionado a depressão ou a outros problemas mais graves.

Alguns especialistas da área da saúde dizem que o comportamento humano é motivacional: as ações são modeladas por motivação. E nossa ações é o que fazem modelar a nossa vida. Às vezes, a gente se arrasta, como se a vida tivesse perdido todo o sentindo e força, pois o que nos motiva parece não estar lá.

Qual a causa da motivação?

A motivação é quando possuímos um motivo para entrar em ação, é uma carga extremamente emocional que nos coloca em movimento constante e ela vem em dois formatos:

· Algumas vezes a motivação é proveniente de algo que nos gera dor – e nós, sempre queremos afastar da dor

· Outras vezes, a motivação vem de algo que nos dá prazer – algo que buscamos

 Para criar uma ruptura, o importante é que tenhamos motivos intensos que nos causem um estado de inquietação, prontidão para mudar de nível e alerta – seja pela dor ou prazer. Quando temos uma combinação entre a dor e prazer, fazemos uma combinação perfeita para a ação. E é isso o que faz com que nós mudamos de lugar. Esse movimento é que gera a ruptura para tal mudança.

Isso explica porque nós começamos a fazer determinadas coisas e não conseguimos dar mais nenhum passo a diante. Isso se dá ao fato de possivelmente os nossos motivos ainda não estão forte o suficiente, nossa carga emocional ainda está muito baixa. E talvez o que estamos sentindo não seja a motivação para nos tirar daquela posição.

A carga emocional é importantíssima em nossa vida para gerar movimentos. As emoções são a nossa energia em peso.

Motivação no Trabalho

Se existe uma parte da nossa vida em que as motivações aparecem sempre mais, é quase sempre no trabalho, nele podemos perceber que a motivação pode estar mais presentes ou mais ausentes. Afinal, o trabalho é onde passamos mais horas. Ao levantar cedo, sabemos que vamos passar 8 horas do nosso dia fazendo algo que nos encha de satisfação, realização, prazer, até estresse.

Agora, imagine você saber que vai passar mais horas e sem nenhum tipo de razão, com sentido aparente da obrigação. E daí, que você vai empurrando com a barriga até não aguentar mais.

Seja qual for o seu estado, é somente ele que determinará seus resultados. Se você precisa de mais motivos para entrar em ação, vale dar uma olhada nos seus motivos, independente do cenário que estiver vivendo.

Veja quais são os aplicativos gratuitos para praticar a meditação

Veja quais são os aplicativos gratuitos para praticar a meditação

Você sabia que o tédio no trabalho pode causar sérios problemas na vida profissional?

Você sabia que o tédio no trabalho pode causar sérios problemas na vida profissional?