in

Veja algumas dicas para melhorar a vida da criança com TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é o transtorno psiquiátrico mais comum entre os adultos e um dos mais prevalentes na população mundial. A seguir, iremos disponibilizar todas as informações necessárias e dicas para melhorar a vida da criança com TDAH.

O uso de medicação contra o déficit e hiperatividade pode ser iniciado por volta dos 8 (oito) anos de idade, de forma a estimular o neurotransmissores no cérebro da criança e melhorar a sua atenção. Mas é preciso antes fazer um diagnóstico preciso da doença – e se realmente o problema for diagnosticado – deve-se aliar o tratamento com medicamentos e alguns hábitos diários.

Veja algumas dicas:

Regras são extremamente necessárias

Médicos da neuropsiquiatria afirma que os pais devem estabelecer regras de modo simples e especifico. Eles podem escrever em post-its para que ficam claro os locais de fácil visão para o seu filho.

Segundo a psiquiatria do Departamento of Special Education da Bridgewater, nos Estados Unidos, as crianças que possuem TDAH apresentam inúmeras dificuldades em se organizar. E por isso os pais devem auxiliar com estratégias que prendam a atenção dos pequeninos e os façam se lembrar de regras e eventuais compromissos.

Reforço positivo

Saiba que os elogios são ótimos exemplos de reforço positivo em casos de bons comportamentos. É importante lembrar que os pais devem ficar atento a todas as oportunidades para elogiar sempre que a criança fizer algo correto. Mas em contrapartida, deve-se ter cuidado para não exagerar demais quando há pequenos acertos, pois certamente ele irá perceber.

Limite de Críticas

Se você não conseguir elogiar o comportamento, de um pelo menos um retorno – sempre por meio de conversas. E lembre-se: isso não é um passe livre para criticar demais a criança, mas sim esclarecer o que seria esperado daquele momento. Criticar demais uma criança prejudica a sua autoestima, que ainda é muito vulnerável por causa do déficit e hiperatividade.

Planeje as atividades

Como todos devem imaginar, crianças com TDAH apresentam muita dificuldade em gerenciar o tempo e se organizar em qualquer atividade, até mesmo aquelas simples. Por isso, ajude a sua criança a mudar de forma lenta e gradativa, planejando com antecedência todas as atividades propostas. Procure também separar para o seu filho qualquer mudança que altere a sua rotina, como mudanças de escola, residência ou festas.

Compreensão e Respeito

Os pais devem sempre ter em mente que estão lidando com uma condição médica do seu filho e não a falha de caráter. Por isso, é importante lembrar que seu filho terá dias bons e ruins e hipótese alguma o pai deverá culpa-lo.

Não se esqueça também que seu pequeno está tentando corresponder todas as expectativas propostas para ele, mas as vezes por conta das características do déficit e hiperatividade, ele irá falhar. No entanto, procure não desanimar diante dos obstáculos do agora e do depois.

Humor e Paciência

Todos os pais devem ter muita paciência e ótimo humor para educar os seus filhos, ainda mais para pais de criança com TDAH. Pode ser difícil no começo entender alguns questões que tende a surgir.

Escrito por Roseane Gouvea

Tensão no Pescoço: Veja 5 exercícios para aliviar essa terrível dor

Tensão no Pescoço: Veja 5 exercícios para aliviar essa terrível dor

Veja algumas ideias para cuidar de si mesmo em 2019

Veja algumas ideias para cuidar de si mesmo em 2019