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Tensão no Pescoço: Veja 5 exercícios para aliviar essa terrível dor

Tensão no Pescoço: Veja 5 exercícios para aliviar essa terrível dor

Um dia extremamente cansativo pode causar reflexos em nosso corpo. Um desses reflexos do corpo são os músculos do pescoço totalmente travados e uma dor que nos incapacita até de virar para o lado. O pescoço é uma área extremamente sensível, além de ser pouco movimentada na manhã. A seguir, iremos explicar porque a maioria das pessoas concentra uma carga de lesão na região do pescoço e, disponibilizaremos 5 dicas para aliviar o problema.

Por que acumulamos tensão na região do pescoço?

Na região do pescoço, estão localizados vários músculos, como o trapézio e esternocleidomastóide. Ele possuem a função de movimentar a cabeça e mantê-la na vertical. Nossa cabeça é mantida em uma postura estressante, além de permanecer quase estática, o que gera muitas tensões e dores nessa região.

Quais são os vícios de postura que mais levam a ter tensão no pescoço?

A postura mais viciada é ficar na frente de uma tela de um computador por inúmeras horas, com movimentos mínimos no pescoço. Isso combina com a má posição que dá na nossa coluna ao sentarmos. A dor se concentra na região na nuca, porque é daí que estão os principais músculos de sustentação do nosso pescoço.

E porque as emoções tem relação com essas dores?

É muito simples a resposta. Quanto maior for o nível da sua preocupação e desanimo, certamente maior terá a possibilidade de transferir as tensões para essa região. No pescoço está localizado o chacra laríngeo. Trata-se de um centro de energia ligado a expressão pessoal, isto é, sempre que houver qualquer tipo de ansiedade ou preocupação relacionada a comunicação, é bastante provável que o nível de tensão só aumente.

7 Exercícios para aliviar a tensão no pescoço

  1. Rotação do Pescoço

Os alongamentos é sem sombra de dúvida a melhor forma de aliviar a tensão no pescoço. Mas não adianta dar um pequena esticadinha quando o pescoço começa a doer. O melhor mesmo é transformar isso em um hábito e praticado todos os dias. Sente-se em uma cadeira, mantendo o seu pescoço, tronco e ombros retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a esquerda. Depois volte a posição inicial e repita para o lado direito. Faça esse movimento por 10 vezes para cada lado.

  • Flexão lateral do pescoço

Incline o seu pescoço para a lateral até encostar a orelha no ombro (ou até onde você conseguir, sem que sinta dor). Tome cuidado, pois o ombro precisa ficar relaxado para que o alongamento faça efeito. Repita por 10 vezes.

  • Flexão do Pescoço

Dobre a sua cabeça para frente, encostando o seu queixo no peito. Mantenha essa posição por 5 segundos e repita o movimento por 5 vezes.

  • Extensão do Pescoço

Levante a sua cabeça para trás, até que o seu queixo esteja apontado para a teto. Mantenha a extensão do pescoço por 10 segundos e repita 5 vezes.

  • Faça uma massagem

Os movimentos feitos pelo massagista fazem com que os músculos voltem a sua posição normal e a sensação é maravilhosa. Algumas essências tornam esse processo ainda mais eficiente, como o óleo da lavanda. Usar o óleo é garantia de tensão totalmente desfeita.

Escrito por Roseane Gouvea

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