in

Solidão: Saiba o que é e o que fazer ao se sentir sozinho

Solidão: Saiba o que é e o que fazer ao se sentir sozinho

Algum dia da sua vida você já tenha passado pela horrível e traumatizante experiência de perder-se dos seus pais no supermercado ou até mesmo na praia quando criança. A sensação nesse momento é angustiante, pois nos sentimentos sozinhos, perdidos e acima de tudo, desamparados. Entretanto, não é necessário perder de alguém para sentirmos esse conjunto de emoções.

Que a verdade seja dita, são incontáveis os momentos que nos sentimentos desconectados de tudo aquilo que nos cerca e solitário ao meio de um mar de gente. Quando sentimentos que ninguém conseguem nos entender, estamos diante da terrível solidão.

Mas, o que define a solidão? A solidão é nada mais que um estado em que a pessoa não se sente inteira, segundo a psicóloga Lia Clerot. A solidão é o isolamento não apenas físico, mas uma boa parte do emocional. Entre a causa da solidão, está a sensação de ser incapaz para se relacionar com amigos, familiares ou até mesmo com um namorado por medo de ser julgado ou de não ser o bom suficiente.

Em alguns casos a solidão pode acontecer por solitude, um quadro que configura a própria opção de quem o sente. Porém, quando isso se torna inerente a nossa existência, trata-se nada mais que da solidão.

Muitos podem associar tal condição com as pessoas que vivem totalmente isoladas. Portanto, você pode se sentir sozinha em um local com um mar de pessoas.

Quando não conseguimos encontrar pessoas que compartilham escolhas, preferencias ou escolher semelhantes as nossas, nos sentimentos literalmente excluídos. É muito comum que sejamos diferentes, já que somos regidos pela característica da natureza particular.

Portanto, quando essas diferenças são totalmente respeitadas ou compreendidas, a solidão torna um mecanismo de defesa.

Para a renomada Psicóloga Adriana de Araújo a intensidade da solidão também pode variar. São elas: leve, mediana e intensa. Para a solidão leve os pensamentos são negativos, a mediana possui presença de pensamentos negativos que trazem muito sofrimento e a intensa onde os pensamentos negativos trazem sensação de que nada há esperança na resolução.

Segundo Lia, alguns caso da solidão está relacionado a baixa autoestima, distúrbios psicológicos, falta de confiança como a depressão podem ser gatilhos para a sensação do isolamento. Para algumas pessoas, conviver socialmente pode provocar um certo tipo de solidão, por sentirmos frustação por não participarmos de determinados grupos.  

A psicóloga Adriana também aponta que jovens que moram sozinhos podem desencadear a solidão. De acordo com alguns dados, 9% dos lares do Brasil são formados por pessoas que estão sozinhas, o que equivale a quase vinte milhões de pessoas que estão se sentindo isoladas.

Algumas relações interpessoais, sejam elas amorosas, fraternais ou profissionais, implicam na criação de uma grande expectativa. Pra Raquel Starke, quando essas expectativas são mutuas elas não são expostas com clareza e corre o risco das pessoas se sentirem frustradas.

A frustração causa muito sentimento prejudiciais, e por isso, muitas pessoas se isolam socialmente e emocionalmente como uma forma de protesto ou até mesmo autoproteção.

Escrito por Roseane Gouvea

Sexo: Saiba os benefícios para a saúde

Sexo: Saiba os benefícios para a saúde

Sonhar com traição

Sonhar com traição: o que isso realmente significa?