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Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável

Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável
Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável

O bem estar das pessoas, entre outros aspectos, pode ser relacionado com a qualidade da sua alimentação.  Hoje em dia, a preocupação em manter uma alimentação saudável e equilibrada se tornou uma preocupação de grande parte das pessoas. Essa busca por uma boa alimentação é também uma consequência da conscientização sobre os benefícios que uma alimentação saudável pode gerar para a saúde e para o bem-estar.

O tipo de alimentação que mantemos diz muito a nosso respeito, daí surge a expressão “somos o que comemos”.  A verdade é que uma alimentação mal balanceada e rica em alimentos maléficos à nossa saúde pode definir nossa propensão a desenvolver determinadas doenças e pode diminuir significativamente no nosso bem estar. Para conseguir manter uma boa alimentação, serão apresentadas abaixo 5 dicas para uma alimentação saudável.

5 dicas para uma alimentação saudável.

1- Coma pelo menos 2 frutas por dia

A primeira das 5 dicas para uma alimentação saudável é abusar das frutas. As frutas são garantia de alimentação saudável, pois possuem diversos tipos de vitaminas, além de serem fonte de minerais e diversas fibras alimentares, o que ajuda a manter o organismo equilibrado.

Além de serem ótima fonte de nutrientes as frutas são grandes aliadas nas dietas para emagrecimento, pois seu consumo reduz a vontade de comer doce já que possuem frutose e geralmente são alimentos de baixa caloria.

2- Tome muita água

A água exerce funções se extrema importância no nosso organismo e é fundamental para os processos realizados durante a absorção, excreção e digestão dos nutrientes, além e servir como um solvente que permite que o meio esteja propício para a realização de grande parte das reações químicas que acontecem no nosso organismo.

A água é de essencial na eliminação de substância tóxicas do nosso corpo, já que grande parte das substâncias que não são benéficas para o corpo são eliminadas pela urina, que tem em sua composição aproximadamente 95% de água.

3- Invista no consumo de fibras

As fibras são substância filamentosas formadas por moléculas de carboidratos vegetais, seu grande destaque é a forma como são absorvidas pelo nosso corpo: como não são metabolizadas e não produze energia as fibras não se transforma em caloria, e por isso auxiliam na alimentação de pessoas que estejam em busca de uma dieta saudável.

A importância da inclusão de alimentos ricos em fibra na dieta se dá pelos diversos benefícios proporcionados ao corpo. A ingestão de fibras auxilia no controle da glicose pois ajuda a promover a liberação constante e lenta da glicose no sangue e o controle do colesterol.

4- Priorize o consumo de gorduras “boas”

As gorduras consideradas como “boas” são aquelas insaturadas, podendo ser poli-insaturadas ou monossaturadas. Esse tipo de gordura traz outros benefícios além dos citados acima, sendo uma das suas principais virtudes é ser responsável pela manutenção dos níveis corretos de colesterol no corpo.

Em uma dieta saudável devem ser ingeridas maiores quantidades de gorduras boas comparativamente à quantidade de gorduras ruins, sendo que esse tipo benéfico de gordura pode ser encontrado em diversos alimentos, sendo indicado, sempre que possível realizar a substituição de alimentos que contenham a gordura prejudicial por esses alimentos.

5- Respeite horários e quantidades na hora de se alimentar

A última das 5 dicas para uma alimentação saudável é respeitas a quantidades ingeridas e os horários que nos alimentamos. Quem faz uma dieta saudável deve se preocupar também com os horários que realizará suas refeições. Essas questões são importantes porque uma regularidade nos horários e na quantidade de refeição auxilia no metabolismo do nosso copo, e dessa forma tornar o emagrecimento e a definição dos músculos mais facilita

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