in

Saiba tudo sobre bem-estar, qualidade de vida e saúde

Saiba tudo sobre bem-estar, qualidade de vida e saúde

Todos nós precisamos de um dose de estresse para viver, porém, em excesso, afeta o nosso bem-estar. Quando a empresa que trabalhamos investe na qualidade de vida e bem-estar do seus funcionários ela está investindo em seu ativo mais importante. A seguir, conheça as práticas para aumentar a qualidade de vida em seu trabalho.

A definição de qualidade de vida é aquele que cada indivíduo ou instituição tem um conceito para tal, pois a definição é extremamente ampla. E tem relação com equilíbrio, com a redução de estresse, afim de alcançar bem-estar e saúde.

O assunto vai muito além da saúde física, que abrange todo o estado emocional e posológico do indivíduo, as relações e ambientes sociais, os valores e significados, as atividades de lazer e sono, as necessidades básicas, o país de origem, os desejos individuais, as ambições, todas essas características influencia na hora de definir quando se vive com qualidade.

Como não há uma única definição para qualidade de vida, alguns órgãos tentam examinar o bem-estar social. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um órgão que padroniza medir a qualidade de vida da população de uma determinada região. Ele leva em consideração três dimensões: o acesso ao conhecimento, padrão de vida e expectativa de vida ao nascer.

Os indivíduos que estão vivendo nessa nova era de modernidade, a quantidade de atribuições aumenta cada dia mais, cada uma de nós temos uma longa variedade de papeis para exercer e muitas vezes não conseguir exerce-las de forma rentável. E isso gera uma auto cobrança muito grande, uma correria para dar conta de fazer tudo que nem sempre é possível, causando o estresse a um nível extremamente negativo.  E muitas vezes, a nossa vida gira em torno de resolver tais problemas e não sobra tempo para o que é importante – o nosso bem-estar. E vira um ciclo sem fim, como se fossemos um robô programado. E por isso, as pessoas começam a busca por hábitos nocivos.

No Brasil, existem estatísticas de aumento de medicamento, isto é, a quantidade de remédios que cada pessoa toma por dia vem aumentado simbolicamente. E ainda mais alarmante do que os remédios são os remédios para dormir – uns do mais vendidos.

O estresse é algo tão comum em nossas vidas e muitas vezes esquecemos que ele pode trazer efeitos negativos para o nosso corpo, nossa vida e nossa mente. Por isso, não devemos esquecer nunca que o estresse não é apenas aquele momento de tensão. O estresse se apresenta nas situações de ansiedade, tristeza, desafios, irritação, insegurança, medo e até mesmo em estados depressivos.

Ao termos qualidade nos nossos hábitos influenciamos diretamente na qualidade de nossas vidas. Mudar um hábito é um processo gradual e, muitas vezes difícil para a maioria das pessoas, porque existe muita disciplina e dedicação. Todos os dias fazemos promessas que ao longo do tempo nunca foram cumpridas.

Buscar novos conhecimentos, hobbies, intelecto, estar aberto para novas experiências ou novos conceitos, definimos a qualidade de vida de uma forma natural.

Escrito por Roseane Gouvea

Saiba quais são as técnicas de relaxamento que melhoram os problemas no pescoço

Saiba quais são as técnicas de relaxamento que melhoram os problemas no pescoço

Tenha um namorado para 2019 ser o melhor ano para você

Tenha um namorado para 2019 ser o melhor ano para você