in

Saiba quais são os sinais durante o sexo que indicam problemas para a saúde feminina

Saiba quais são os sinais durante o sexo que indicam problemas para a saúde feminina

Algumas mulheres não sentem prazer completamente na hora do sexo. Isso porque alguns desconfortos e condições relacionadas ao ato sexual indicam alguns problemas sérios na saúde. Por ser um órgão interno, a vagina está mais propensa a infecções e doenças que não são perceptíveis no momento. Além disso, alguns problemas na lubrificação e até mesmo dores de cabeça pegam as mulheres de surpresa, transformando o ato prazeroso em uma preocupação. Veja a seguir, os sinais que indicam problemas durante o sexo e saiba quando você deve procurar um médico:

  1. Dor durante o sexo

Chamada de dispareunia, a dor durante o sexo pode ter um fundo totalmente químico, físico ou psicológico – e para todos eles não é algo normal durante a relação. São algumas causas orgânicas que destacam as infecções dentro quanto fora do útero, bem como a endometriose e mioma. Já os fatores psicológicos podem envolver traumas, problemas com relação a sexualidade e falta de desejo.

  • Coceira vaginal

Relacionada com irritações e alergias, a coceira vaginal durante ou após a relação sexual indica algum agente estranho que está envolvido no ato, podendo ser representado desde uma alergia ao preservativo ou até mesmo numa irritação causada pela falta de higiene do pênis. É importante ficar de olho, pois a coceira vaginal indica uma forte candidíase, que muitas das vezes vem acompanhada de uma secreção de coloração forte e odor. É importante ressaltar que a coceira vaginal não é muito comum acontecer durante o ato, por isso pede uma atenção maior.

  • Ardência vaginal

A ardência vaginal está relacionada com as alergias, mas ela também pode ser uma consequência do período da menopausa. Quando os hormônios são baixos, pode ocorrer um desequilíbrio da flora vaginal que facilita as irritações e a terrível ardência vaginal. Portanto, é mais comum ela estar relacionado a uma inflamação vaginal. Os preservativos podem causar atrito por falta de lubrificação e é uma das causas mais comuns na ardência durante o sexo.

  • Sangramentos

Se você fez sexo perto da data da menstruação, pode ser que o ato tenha sido adiantando por esse processo. Mas, se esse não é o caso, é importante que você procure um médico ginecologista para que ele possa verificar a causa desse sangramento. As infecções bacterianas também provocam a inflamação no colo do útero.

  • Falta de lubrificação

A falta de lubrificação acontece por diversos fatores. Um deles é a baixa do hormônio estrogênio, que acontece em decorrência do climatério. Mulheres que estão amamentando podem apresentar também uma secura vaginal e perda de libido.

  • Falta de elasticidade vaginal

Atrofia vaginal é muito comum na menopausa, mas isso acontece apenas nesse período na vida da mulher. Suas características são perdas de elasticidade, umidade na vagina e espessura. Esse quadro gera dores, irritações e sangramentos. Muitas vezes, o desconforto só é percebido durante o ato sexual, por isso a mulher deve procurar imediatamente um médico ginecologista para que seja feito um tratamento adequado.

Escrito por Roseane Gouvea

Saiba quais são os 7 erros que devem ser evitados pós Escova Progressiva

Saiba quais são os 7 erros que devem ser evitados pós Escova Progressiva

Saiba tudo sobre a Bichectomia

Saiba tudo sobre a Bichectomia