in

Saiba quais são as dores ligadas ao seu Estado Emocional

Saiba quais são as dores ligadas ao seu Estado Emocional

Sabe aquela dor nas costas ou aquela dor de cabeça persistente? Você sabia que ela pode ter origem do seu estado emocional? Sim, isso é possível acontecer. A dor funciona como um mecanismo do corpo para passar uma mensagem, mostrar que alguma coisa não está indo bem.

Sem a dor, nós prejudicaríamos muito mais o nosso corpo pelo simples descuido, conta a psicóloga Rita, da Rede de Hospitais São Camilo. Por isso, é só imaginar as luzes do painel do carro que mostram que a gasolina já está na reserva, o óleo baixo, etc. O recurso “reserva” mostra o tempo que deve ser corrigido antes de nos colocarmos em estado de risco. A dor também é o nosso sinal de alerta, para prestarmos bastante atenção.

Se a dor for investigada pelos especialistas da área, eles avaliaram vários sistemas que podem influenciar no surgimento. Por meio de exames, as características vão sendo descartadas até que se chegue no diagnóstico.

As doenças podem ter diversas origens. São elas: bactérias, vírus, processos inflamatórios, alergias, hereditariedade, má alimentação, poluição, estados emocionais nocivos e mau uso de medicações. Somente com uma boa consulta no médico que ele irá diagnosticar a causa da dor.

Como o estado emocional influencia na nossa saúde?

Na presença do terrível estresse, os músculos ficam mais tensos, causando dores especificas. A tensão, aumenta o cortisol no sangue, que logo irá aumentar o ritmo cardíaco. Tudo isso que é alterado no nosso organismo, inclusive a musculatura, fica tensionada e nos dão reflexo de dores. Além disso, a pessoa com alteração no emocional e bastante deprimida tende a manter uma postura da coluna errada e acaba não realizando atividades físicas, ocasionando dores musculares.

No processo inflamatório ele é totalmente diferente da reação do corpo após um trauma físico. Isso porque eles são causados por fatores emocionais que estão relacionados nos hormônios e o erro da postura, enquanto que no outro caso pós-traumático ocorre uma resposta do organismo ao dano ou outra situação.

Como as dores começam a se manifestar?

Na região lombar, cervical e torácica são as regiões mais afetadas. Isso porque a coluna é responsável pela sustentação do nosso corpo e por isso as costas acabam recebendo uma carga muito maior em situações de estresse e alterações do emocional.

Outro musculo que também é afetado é o músculo psoas, que faz o ligamento da coluna vertebral com as pernas. Em situação de alteração emociona, como a adrenalina, esse músculo é tensionado, o que dificulta a postura e causa dor nas costas.

A psicóloga Rita ainda destaca que a tensão emocional pode ser provocada pelos mais diversos fatores na vida humana, como o casamento, família, amigos, trabalho, entre outros. Isso porque a alteração no ciclo vital, como mudanças na fase comum da vida, acarretam o sofrimento, como a morte de alguém que tanto amamos, também são capazes de criar dores.

As dores de cabeça, dor na nuca, dor no pescoço, dor nas costas, dor no ombro, dor na mão, dor na articulação, podem surgir por causa do seu estado emocional. Por isso, fique de olho.

Escrito por Roseane Gouvea

Saiba quais são as atitudes diárias para obter mais felicidade em 2019

Saiba quais são as técnicas de relaxamento que melhoram os problemas no pescoço

Saiba quais são as técnicas de relaxamento que melhoram os problemas no pescoço