in

Porque o consumo de legumes e frutas melhora o bem estar?

Porque o consumo de legumes e frutas melhora o bem estar?

A preocupação com a qualidade da alimentação que temos tem se tornado cada vez mais primordial e sinônimo de qualidade de vida, por esse motivo as pessoas tem buscado cada vez mais tipos de ditas e de estilo de alimentação que reduza os riscos de desenvolvimento de doenças e que maximize o bem-estar, por isso é essencial compreender como o consumo de legumes e frutas melhora o bem estar .

O principal motivo da necessidade de priorizar o consumo dos legumes e frutas na dieta se dápelo fato de estarem presentes nesses alimentos uma alta concentração de vitaminas e minerais e de substâncias antioxidantes que protegem contra doenças, além disso, são alimentos com baixas calorias, e com isso ajudam no emagrecimento e manutenção do peso.

Como o consumo de legumes e frutas melhora o bem estar?

O consumo de legumes e frutas melhora o bem  estar  principalmente porque permite ao organismo utilizar o benéfico trazido por substancias contidas nesses alimentos. Na verdade, esses benefícios estão intimamente relacionados com a presença de substâncias de efeito antioxidantes nesses alimentos. Os antioxidantes, ou fitoquímicos  como também são chamados trazem a cor aos alimentos, sendo que a cada uma das cores estão associadas benefícios que melhoram o funcionamento do organismo e consequentemente aumentam o nosso bem estar.

Todos nos sabemos que existem verduras e legumes das mais varias formas e das mais variadas cores, não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que a cada uma dessas cores estão associados benéficos que permitem ao nosso corpo funcionar de forma mais eficiente. Vamos conhece melhor a relação das cores das verduras e frutas com os benefícios que nos trazem.

Os alimentos que apresentam coloração laranja e amarelada são ricos em betacaroteno, que traz inúmeros benefícios ao sistema imunológico, realizando importante papel protegendo as células a ajudando a manter o sistema reprodutivo saudável. Essa substância pode ser encontrada em alimentos como a cenouras, abóboras, damascos.

Por sua vez, os alimentos de coloração vermelha possuem grande concentração de licopeno que previne doenças do coração e diversos tipos de câncer, além de evitar a degeneração muscular. Sua presença está ema alimentos como tomate, pimenta vermelho, melancia e goiaba.

Já os alimentos com colocação verde cor verde possuem três diferentes tipos de antioxidante, a luteína, azeaxantina e a clorofila que protegem os olhos e regulam a pressão sendo encontrados em alimentos como os pimentões verdes, as ervilhas, abacate, brócolis e kiwi.

Mais benefícios ao nosso bem estar são alcançados com a ingestão de frutas e legumes de coloração azul.  A ingestão de alimentos como berinjela, repolho roxo, açaí ameixas ajuda na prevenção doenças cardiovasculares  e também é um ótimo aliado no combate ao colesterol. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em antocianina, mais um dos fitoquimicos que comprovam porque o consumo de legumes e frutas melhora o bem estar. Se alimentar de forma correta é com certeza um dos maiores gerados de bem estar para o nosso corpo e a ingestão desses alimentos ajuda ainda mais a manter nosso organismo saudável.

Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável

Segredos de bem estar: 5 dicas para uma alimentação saudável

A dieta da proteína é saudável?

A dieta da proteína é saudável?