in

Porque eliminar o sal em excesso da alimentação melhora o bem estar

Porque eliminar o sal em excesso da alimentação melhora o bem estar

Quando o assunto é alimentação saudável, o sal passou a ser considerado um dos grandes vilões e seu consumo em excesso vem sido observado não apenas no sal utilizado para temperar a comida, mas também, mas grandes quantidades de sódio presentes nos produtos industrializados.

Os riscos de consumir sal em excesso alimentação são muitos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde os malefícios do sal em excesso estão relacionados basicamente com a problemas de pressão arterial e problemas cardiovasculares que são causados pela elevação e pressão, entretanto, existe uma relação do consumo excessivo de sal e de problemas nos rins, pois esses órgãos são os responsáveis por expelir o sal em excesso do nosso organismo. Entenda agora porque eliminar o sal em excesso da alimentação melhora o bem estar.

Mas afinal, como eliminar o sal em excesso da dieta?

De acordo com a OMS, o nível máximo de sal recomendado para consumo diário é de 5g, porém, no país esse consumo tem se aproximado de 12g no brasil, o que mostra a necessidade da conscientização sobre os maléficos causados pelo excesso do consumo e a importância das

Entretanto, não é possível eliminar completamente o sal da nossa alimentação pelo fato de o mesmo possuir minerais essenciais que são responsáveis pelo equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais, por esse motivo a redução do sal deve ser feita de forma gradual e devem ser priorizadas substituições.

A primeira das dicas para ajudar a eliminar o sal em excesso da alimentação é usar o limão para temperar pratos de salada, como é uma fruta de sabor forte, ajuda na redução do sal e não deixa o alimento sem gosto. Outra dica é usar molhos feitos em casa preparar o sal de ervas para substituir o tempero da comida, especialmente os molhos prontos. Molhos de ingredientes simples como iogurte, mostrada, laranja, gengibre e outros produtos naturais podem ser um ótimo tempero.

A outra dica de como eliminar o sal em excesso da alimentação é a substituição dos caldos industrializados (de carne, vegetais, frango) por caldos naturais feitos também reduzem significativamente a quantidade de sal ingerida. Por último, é essencial a utilização de temperos naturais para substituir o sal, podendo ser usadoso alho, a cebola, o pimentão salsinha, curry, páprica, alho-poró e tantos outros temperos in natura que podem ser usados e deixam a comida com um sabor especial.

Mas atenção, apesar de causar danos à saúde quando ingerido em excesso o sódio também é importante para o nosso organismo. Isso o sal faz parte dos minerais essenciais e tem papel fundamental no equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais.

O ideal é a redução no consumo de sal, entretanto, não é recomendado que essa substância seja tirada completamente da dieta. Outro ponto impronte sobre seu consumo  é a necessidade de adaptação ao consumo de alimentos com pouco sal.  É indicado que a redução em seu consumo seja feita de forma gradual para que possa ocorrer uma mudança no paladar e se possa eliminar o sal em excesso da alimentação.

A dieta da proteína é saudável?

A dieta da proteína é saudável?

Aumente seu bem estar com essas dietas fáceis de seguir

Aumente seu bem estar com essas dietas fáceis de seguir