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Meditação: Saiba algumas técnicas infalíveis para ajudar a acalmar a mente

Meditação: Saiba algumas técnicas infalíveis para ajudar a acalmar a mente

A lista oferecida de benefícios pela meditação é extensa. A técnica milenar ajuda positivamente a disciplinar a mente, trazendo conforto emocional e aumento nossa capacidade de mais concentração. A meditação é um exercício ótimo para ajudar as pessoas a lidarem com as suas emoções.

Se você é daquele tipo que nunca nem pensou em usufruir de tudo isso, angustiado só de pensar na combinação do cheiro do incenso com uma música instrumental de fundo, através desse artigo você irá mudar de ideia. Existem técnicas para todos os tipos de perfil: vendo uma imagem bonita, meditar de olho aberto, meditar em um lugar lotado, num lugar calmo ou entoando mantras.

O tempo para sentir todas as melhoras varia muito de uma pessoa para a outra e tem pouca relação com a duração da meditação. O que mais conta é a firmeza do proposito, a regularidade para criar o hábito e a sua disciplina. A meditação é o exercício que fazemos da nossa mente, com a vantagem que usufruímos apenas de 20 minutos diários do nosso tempo para desencadear as mudanças na nossa vida.

Há inúmeras técnicas que conduzem a tranquilidade da mente. Veja algumas:

Corpo São:

 Apoios fisiológicos que são usados para melhorar o estado e o equilíbrio mental. O corpo são é uma das mais simples de fazer: Concentre em sua respiração, nas batidas do seu coração ou na pulsação do seu corpo. Sente na posição de lótus, com a coluna totalmente reta e as pernas cruzadas. Feche os olhos e mentalize o fluxo de ar que entra e sai dos seus pulmões.

Essa técnica é aplicada no budismo para aquelas pessoas que é ansiosa e agitada. O gesto do corpo são em inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir tudo aquilo que está incomodando. É a saída do excesso de peso para proporcionar serenidade para a nossa mente.

Bhakti-ioga e Cristã:

O foco das meditações são as orações, textos sagrados ou divindades. Resgada pelo monge inglês John Main, é baseado na repetição de sons (mantras). Por isso, é indicado que a pessoa sente-se de costas retas para um lugar tranquilo, três vezes ao dia, no período da manhã, tarde e noite. Feche os olhos e repita os sons Maranatha, que significa “Venha, Senhor”.

Transcendental:

Não apenas requer contemplação ou concentração. A meditação é baseada na repetição de um som particular que é conhecido pelas pessoas que estão iniciando.  

Zen-Budista:

Uma das técnicas da meditação é o caminhar. Conte os passos e sincronize com a sua respiração.

Raja Yoga:

O foco dessa meditação é a reflexão. Sente-se em uma posição confortável e deixe os olhos abertos. Você deve mentalizar os pontos positivos da natureza humana, como a bondade, a compaixão, o amor, a paz, a generosidade e o perdão.

Concentração:

Sons, cores, formas geométricas são o ponto de atenção. É muito comum nas práticas budistas e também hinduístas. Os praticantes dessa meditação concentram-se em um desses aspectos e fazem com que todos os pensamentos e emoções se direcionem diretamente a ele.

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