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Dormir bem é essencial para viver mais e com mais saúde

Dormir bem é essencial para viver mais e com mais saúde

Dormir mais é um dos maiores prazeres da vida, todos nós sabemos. Poder acordar tarde, sem preocupação com horários é uma delícia, não é mesmo? Entretanto, dormir bem não significa se esbaldar de dormir ou deixar de fazer as tarefas rotineiras por conta da preguiça, e sim manter uma boa rotina de sono para encarar o dia seguinte. Além do prazer, a ciência vem comprovando que dormir só traz benefícios para a saúde e bem-estar.

Uma noite bem dormida é sinônimo de viver mais, de acordo com o estudo da Universidade de Frederico, na Itália. De acordo, quem dorme menos ou mais ao dia tem 12% a mais de chance de falecer. Quando a qualidade do sono é totalmente prejudicada, crescem vários riscos de acidentes, por conta da sonolência e de ataques cardíacos.

Por isso, a quantidade ideal de horas de sono varia de acordo com cada pessoa. Porém, o mínimo recomendado é de seis horas por dia, sendo importante que não ultrapasse nove para adultos, porque quem dorme mais que isso, fica menos descansado.

O sono é tão importante que se estende rapidamente ao aprendizado. Quando os sonhos acontecem, as coisas que foram aprendidos durante o dia são armazenadas e processadas. E quando dormimos menos do que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e então, não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que aprendemos.

Existe dois tipos de insônia: a transiente e intermitente. Na transiente, ela possui um prazo curto e em geral é desencadeada por algum episódio. Já a intermitente é aquela que passa mas volta de tempo em tempos, o que se torna constante.

Vida sexual prejudicada

Para quem ainda não considera a morte prematura um ótimo motivo para se preocupar com o sono, vai a seguinte verdade: Um estudo feito com 449 homens entre 20 a 80 anos de idade indicou que os homens que dorme mal tem mais risco de ter disfunção erétil.

Dormir mal está associado a produção baixa do hormônio sexual, conhecido como testosterona. O trabalho ainda mostrou que as pessoas com o sono muito fragmentado tem o dobro de risco.

Sono x obesidade infantil

A importância de cultivar bons hábitos de sono desde a pequena idade podem ser decisivos para a vida adulta. Os pais que não colocam regras no sono dos seus filhos, criam neles o hábito de dormir muito tarde. E após alguns anos, eles precisarão acordar cedo para ir à escola ou trabalhar.

Um estudo feito recentemente descobriu que crianças e adolescentes que não dormem o suficiente tem mais chance de se tornar obesas.
Além disso, por conta de problemas de sono, o desempenho dos adolescentes e crianças podem cair e elas podem ser diagnosticadas com hiperatividade em razão da sua dificuldade de concentração.


Aliviando a pressão

Uma boa noite de sono tem influência no controle da pressão arterial. Uma curta duração também aumenta o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial, onde a incidência de hipertensão pode chegar até 37%.

Escrito por Roseane Gouvea

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