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Dicas para fazer quando você se sentir sozinho

Dicas para fazer quando você se sentir sozinho

Tem muitos dias em que não encontramos algo bom que sirva de companhia para nós. Checamos o celular inúmeras vezes e não há novas mensagens ou ligações. Pensando em chamar alguém para tomar uma cerveja ou rir atoa, mas não encontramos assuntos para justificar tal interação. Percebemos, então, que estamos literalmente sozinhos, e muitas vezes pensamos que estar acompanhado só de nós não é suficiente.

Esse tanto de reflexões nos levam ao estado de solidão e muitas vezes até a depressão, sentimento que pode ser totalmente maléfico para a nossa saúde mental. Entretanto, há inúmeras formas de combater a sensação da solidão. Veja a seguir, dicas para fazer quando você se sentir sozinho. Acompanhe!

  1. Monte uma check list de coisas que deseja fazer

Lia Clerot, analisa a solidão como um leque de pensamentos negativos que trazemos para o nosso dia a dia, inclusive pensamentos de inutilidade, pois não termos energia suficiente para seguirmos adiante com a nossa rotina. Definir todos os dias o que faremos ao longo da manhã em um pequena lista pode ajudar a melhorar os pensamentos solitários, pois quando substituímos tais pensamentos por planejamento de atividade melhoramos ainda mais o nosso convívio interno e externo.

  • Permita conhecer lugares novos

Buscar conhecer lugares novos em sua cidade ou fazer aquela tão desejada viagem pode proporcionar um contato direto com outras culturas e até mesmo com pessoas diferentes. Para Lia Clerot, isso afasta todos os pensamentos negativos. A experiência pode ser extremamente prazerosa acompanhado ou sozinho.

Portanto, ao passearmos com alguém (amigos, famílias ou namorado(a)) podemos compartilhar os mesmos interesses e gostos e, além disso, acabamos cultivando um sentimento legal, o que diminui totalmente a solidão.

  • Pratique atividades físicas

A pratica de exercícios físicos libera hormônios como a endorfina, que é responsável em nos dar sensação de prazer e bem estar, o que reduz impactos de solidão.

Lia ainda acrescenta que outros benefícios em realizar atividades quando estamos sentindo solitários podem melhorar a concentração e reduzir bastante toda a ansiedade. No entanto, a ansiedade pode ser um fator que potencializa ainda mais a solidão e diminui-la é um forma bastante eficaz de torna nossa vida ainda mais feliz.

  • Fale com familiares e amigos

Falar com as pessoas sobre o que sentimento é a melhor forma de nos ajudar a não guardar nenhum sentimento de mágoa. Segundo Lia, nosso organismo não é feito para armazenar angústias ou tristezas, por isso, é necessário desabafar independente com quem que seja.

Quando devemos procurar ajuda de um psicólogo?

Segundo a própria Lida, devemos considerar a ajuda de alguém da área da saúde quando sentimos o momento que a solidão começa a trabalhar qualquer aspecto da nossa rotina e vida pessoal. Ela também alerta que a solidão está associada a outros sintomas, tais como, muito sono, falta de concentração, perda de apetite, raiva e pouco interesse no dia a dia.

Portanto, se você sentir alguns desses sintomas descritos acima, procure imediatamente um profissional. E lembre-se: Deixa de sentir sozinho é um longo processo e autoestima é uma ferramenta maravilhosa para auxiliar no caminho da cura.

Escrito por Roseane Gouvea

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