in

Delegar tarefas contribui para aumentar o bem-estar da mulher

Delegar tarefas contribui para aumentar o bem-estar da mulher

Mães, esposas, amigas, boas cozinheiras, modelos, praticantes da vida saudável? Essas palavras são apenas alguns rótulos atribuídos ás mulheres. Muitas vezes, essas características estão presentes em uma única mulher. A seguir, iremos fornecer mais explicações sobre esse tema. Acompanhe!

Por outro lado, isso vem provando o quanto as mulheres são capazes de desempenhar várias tarefas. Porém, por outro lado pode gerar frustações, culpa e insegurança por não conseguir dar conta do “recado”.

De acordo com o Instituto do Casal e Consultoria de Relacionamentos, o sexo feminino carrega a crença, de que para que sejam reconhecidas precisam delegar inúmeras coisas, quase como se tivessem a necessidade de mostrar o boletim das suas tarefas para serem respeitadas.

Além disso, no passado das mulheres elas tinham a responsabilidade de cuidar dos filhos e da casa, enquanto os homens trabalhavam para sustentar todos. E muitas vezes, o espaço das mulheres no mercado foi visto com preconceito, por isso, as mulheres se viam na necessidade de dar conta de tudo para mostrar suas responsabilidades com o marido, filho e com a casa – e também trabalhar fora.

Atualmente, já não vemos essa inclusão das mulheres no mercado de trabalho com tanto preconceito assim, porém ainda existem muitas mulheres que carregam esse fardo, se auto cobrando de forma abusiva, entendendo que precisam dar conta no nível da perfeição para que todos os papéis em que assume seja para provar para outros que são inteiramente capazes.

Um estudo comprovou que esse comportamento pode levar a mulher a se ver esgotada mentalmente e fisicamente, gerado sentimentos de ansiedade, desmotivação, raiva, tristeza e impotência.

As mulheres delegam mais tarefas que os homens

Muitas pesquisas comprovam que as mulheres são mais funcionai do que os homens. Para se ter uma base, uma pesquisa feita pelo IBGE apontou que as mulheres trabalham o dobro dos homens em casa. Outro levantamento realizado foi que as mulheres trabalham em média 9 (nove) horas a mais nas empresas do que os homens.

Infelizmente mesmo executando as tarefas idênticas dos homens muitas mulheres ainda não se deram conta disso. E na vontade de realizar sempre mais coloca o seu bem-estar de lado. Um estudo da Universidade de Oxford apontou que 40% das mulheres tem uma chance maior do que os homens de sofrer algum tipo de transtorno mental.

Um dos motivos mais aparentes, segundo eles, é o fato de que as mulheres tem mais facilidade de enxergar pontos positivos do que os homens. Isso porque as mulheres agem como se fosse juízas implacáveis de suas próprias vidas e isso causa um terrível sentimento de culpa que elas não se dão conta de como isso é prejudicial para a sua vida afetiva e profissional.

Momento de Transformação

Fazer uma grande análise interna é fundamental para reverter o sentimento de culpa e as cobranças. Demostrar auto solidariedade e baixar a régua das expectativas diminui totalmente a pressão sobre os ombros.

Por isso, devemos nos propor um desafio para abandonarmos a ideia de dar conta de tudo sozinha.

Escrito por Roseane Gouvea

Conheça os 8 tabus que prejudicam a sua vida sexual

Conheça os 8 tabus que prejudicam a sua vida sexual

Depressão e Humor: Conheça 8 alimentos para combater esse mau

Depressão e Humor: Conheça 8 alimentos para combater esse mau