in

Conheça algumas dicas para ajudar quem você tanto ama a parar de fumar

Conheça algumas dicas para ajudar quem você tanto ama a parar de fumar

Todo mundo que fuma sabe que o cigarro é prejudicial à saúde. No entanto, escolher parar com o vício não é uma opção muito fácil. Além do vício ser totalmente químico, fumar muitas vezes está associado a situações da vida da pessoa, como frequentar bares ou beber café. Quem está próximo de alguém fumante pode ajudar de alguma forma.

Existem formas de começar a abordar esse assunto com um fumante. E faze-lo se sentir culpado por não parar com o cigarro não é a melhor opção. É preciso que primeiro que a pessoa entenda que o tabagismo é uma doença e a pessoa precisa ser tratada.

Como no alcoolismo, o apoio da família, namorado, marido e dos amigos é de extrema importância. Muitas vezes, depende eles o sucesso ou o fracasso do processo. O familiar nunca deve ajudar cobrando, nem pressionado, deve ser simpático, afetuoso e assertivo. Se você faz parte dessas pessoas que precisa de lições para saber lidar com alguém fumante, siga as dicas a seguir.

Você pode ser até rígido

No comecinho, o fumante nem sempre pensa em largar o cigarro. E o argumento mais comum é: “eu consigo parar quando eu quiser”. Nesse ponto o fumo acaba sendo efetivo, porque ele acaba percebendo a necessidade de fumar em situações ruins, precisando se locomover até a chuva para fumar. E os familiares podem se aproveitar dessa técnica, e dizer para os fumantes não acender cigarro em sua casa.

Desculpas sem sombra de dúvida não faltam! Dá até para alegar que não gostam do cheiro e querem evitar o fumo, causado por alguns resíduos do cigarro que continuam na casa também fazem mal a saúde. No fim, todos esses argumentos não passam de mentiras.

Deixar claro que você não gosta do cheiro é importante. Se alguém ficar falando toda hora para parar de fumar, quem convive com o fumante pode expor seus limites, mas sempre de forma empática.

Não precisa ficar relembrando a todo momento

Muitas vezes ser tranquilo é o jeito mais fácil. Os familiares não precisam ficar falando toda hora que está vendo tal pessoa fumando. Isso atrapalha ainda mais e existem maneiras indiretas, como deixar uma matéria na internet aberta sobre o tema por onde o fumante passa. Por isso, não é necessário ficar cutucando o assunto toda hora e sim passar uma imagem gradativamente e com jeito.

Motivar um fumante é essencial

Por se tratar de uma dependência do fumante, a dificuldade maior está de não conseguir combater as mudanças orgânicas que o tabaco vem causando no organismo. Por isso, motivar alguém que esteja nessa situação é de muita importância. Isso mostra para ele que o esforço contra a terrível vontade, mesmo que em longo prazo, valerá a pena.

Mesmo os fumantes que não cogitam a possibilidade em parar ainda, motivar também é preciso. É nessa fase que é necessário verificar o que gera dúvidas, o que faria tal pessoa pensar que seria melhor parar de fumar. Muitas pessoas não entendem que não os prejuízos diretos do cigarro e sim a reclamação da família.

Escrito por Roseane Gouvea

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina

Conheça os 8 tabus que prejudicam a sua vida sexual

Conheça os 8 tabus que prejudicam a sua vida sexual