in

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina

Conheça a Terapia de Reposição de Nicotina

A TRN conhecida como terapia de reposição da nicotina é um tratamento que fornece aos pacientes uma dose de uma das substancias mais viciantes do cigarro sem o risco de outras substancias presentes que são mais nocivas, como o monóxido de carbono e o alcatrão. Por isso, o tratamento ajuda a reduzir as crises de abstinência, retirando aos poucos a nicotina presente no organismo e auxiliando no processo para parar de fumar.

Entre alguns métodos disponíveis para a Terapia, o que tem maior efeito é o adesivo de nicotina, por apresentar menos efeitos colaterais e efeitos desagradáveis. Mas existem também métodos como a pastilha de nicotina, spray nasal e o chiclete.

O famoso cigarro eletrônico não é um método considerado da TRN, pois seu uso nem sempre ajuda na retirada gradual da substancia, além de conter quantidades da substancia maiores do que recomendada da terapia.

A TRN é indicada para quem?

Em geral, a terapia é usada quando o paciente tem alta dependência do cigarro, ou seja, pacientes que tenha pontuado acima de cinco no teste, chamado de Teste de Fagerstrom, ou quando possui histórico de síndrome da abstinência. O uso da Terapia de Reposição de Nicotina em pessoas que fumam menos de 10 cigarros ao dia é controverso, mas precisa ser considerado um caso também.

Como funciona a TRN?

A terapia consiste em oferecer apenas nicotina em quantidade menor do que as fornecidas no cigarro, reduzindo a quantidade dada ao paciente gradualmente, e assim controlando toda a sua vontade de fumar enquanto ele reduz o número de cigarros ou deixa de consumir.

No adesivo, ele é colocado sobre a pele do paciente para liberar a nicotina ao longo de 24 horas, para depois ser trocado. Já a pastilha, o spray e o chiclete são usados pontualmente, o que permite que esses três sejam usados nos momentos de fissura também. Por isso, o mais comum é que se adote o adesivo de nicotina aliado a pastilha e o chiclete. Mas a terapia deve ser orientado por um médico especialista.

Quais são os resultados esperados?

Uma análise feita pelo Banco de Dados da Cochrane, mostrou que as pessoas que usavam o adesivo conseguiram se torna abstinentes do cigarro após um período de seis meses, as chances foram três vezes maiores do que esperado pelos estudos que usavam placebos.

Quais as vantagens e desvantagens?

Qualquer terapia que for adotada para a reposição de nicotina tem as suas vantagens, por possuir apenas o fato de só repor nicotina ao organismo, poupando o fumante de estar em contato com outras substancias tóxicas e reduzindo suas crises de abstinência, já que a nicotina vai sendo reduzida gradativamente.

Porém, as desvantagens dependem do efeito colateral da terapia, isto é, qual o método escolhido. Por repor nicotina bem menores, quase não há riscos graves, já que ela é responsável pelo vício de fumar.

Contraindicações

Não há muitas contraindicações para a terapia de reposição de nicotina, pois continuar fumando é prejudicial à saúde e levam ao fumante a inúmeros fatores de risco.

Conheça a melhor técnica capaz de amenizar os momentos de desespero

Conheça a melhor técnica capaz de amenizar os momentos de desespero

Conheça algumas dicas para ajudar quem você tanto ama a parar de fumar

Conheça algumas dicas para ajudar quem você tanto ama a parar de fumar