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Alongamento é ótimo para o bem-estar e previne lesões

Alongamento é ótimo para o bem-estar e previne lesões

A queixa mais frequente encontrada pelos sedentários é a perda da flexibilidade provocando dores lombares ou problemas musculares, por encurtamento das coxas e da musculatura das costas, associado a uma musculatura totalmente fraca.

Muitos artigos comprovam que o encurtamento muscular é devido a causas de patologias associadas a problemas de musculoesqueléticos, resultando dores insuportáveis e perda da função correta. Os artigos ainda afirmam que ao praticarmos os alongamentos, os nossos músculos tendem a suportar melhor as tensões esportivas e diárias, prevenindo o desenvolvimento de lesões.

Para quem não sabe, o alongamento é uma técnica para o aumento de flexibilidade muscular e para promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem todo o seu comprimento. Se alongarmos o musculo, maior será a movimentação da articulação e, portanto, maior será a nossa flexibilidade. É importante lembrar que a flexibilidade é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

A flexibilidade não é nenhum pouco generalizada e pode ser especifica para uma só articulação. Uma pessoa pode apresentar uma ótima flexibilidade em uma só articulação como de joelhos, e não ter o mesmo grau em outras articulações do seu corpo.

Todo mundo pode aprender a fazer alongamentos independentes do condicionamento físico e sua idade. Os exercícios podem ser realizados no trabalho, no final do dia, ao despertar pela manhã, durantes as viagens lingas, nos ônibus, dentro do carro, em qualquer lugar, sempre que identificar se existe alguma tensão muscular.

Antes de começarmos a alongar é importante aprender a forma correta da execução, para aumentar os resultados e evitar possíveis lesões que causam ainda mais dor. A respiração é quem comenda o ritmo do alongamento. Ela deve ser profunda e devagar. Inspire profundamente e, quando expirar, comece o alongamento. Realize todo o movimento até sentir que a tensão muscular (Atenção: forçar o alongamento causa lesões nos tendões e músculos, por isso, respeite todos os seus limites), então sustente de 30 a 50 segundos. Volte do alongamento inspirando a posição inicial. O mesmo alongamento pode ser repetido, mas evite sentir qualquer tipo de dor. E lembre-se: nada de balanceios, pois eles enrijecem o musculo que você está alongando.

É importante alongar antes e depois de ser realizados exercícios físicos. No começo, eles tem como função aquecer as musculaturas, preparando os nossos músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo o desempenho muscular. Já os finais tem a função de não deixar nossos músculos encurtados, prejudicando a função da flexibilidade do nosso corpo. Antes de seguir para o trocar de roupa no vestiário é importantes alongarmos antes, pois eliminares todo o ácido lático que evitam as dores musculares.

Os principais objetivos do alongamento são reduzir as tensões musculares, melhorar a postura, promover o relaxamento, pois ele desenvolve a consciência corporal. No momento que ficamos focalizado apenas na parte do corpo que está sendo alongada, ocorre a ativação da circulação, melhorando toda a nossa oxigenação para atividades diários e nutrição do nosso corpo.

Os músculos principais que devem ser alongados são a musculatura das costas, posterior das coxas, cervicais e panturrilhas.

Escrito por Roseane Gouvea

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