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7 Dicas para meditar em situações no dia a dia

7 Dicas para meditar em situações no dia a dia

Para sentir todas as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é nada mais que, incorporar a meditação ao nosso dia-a-dia, mantendo o equilíbrio, harmonia e paz nos momentos de atormentação. Meditar é nos tornar consciente do agora e prestar muita atenção nos gestos automáticos. Ações singelas também fazem parte da meditação. Algumas práticas, como o budismo, estão na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos do nosso dia para perceber as sensações.

  1. Beba água: Ao tomar um simples copo d’agua, sinta a textura do copo, a temperatura, concentre-se na água escorrendo pela garganta. Ao sentir o líquido fazendo todo trajeto pelo nosso organismo, você encontrará mais de si mesmo, prestando atenção em suas próprias necessidades.
  2. Banho: Durante o banho, sinta as gotículas de água caindo sobre a pele, o cheiro do shampoo e condicionador, cheiro do sabonete e o toque da toalha macia que envolve o corpo. Estimular o tato tem uma grande importância na nossa sensibilidade e nos faz perceber um mundo que até outro dia não conseguíamos notar.
  3. Trânsito: No transito, fique atento a sua respiração. Isso ajuda a enfrentar os congestionamentos demorados e trará uma grande bem-estar emocional e físico. Respire fundo quando vezes precisar e concentre-se na inspiração e expiração, até se sentir calmo.
  4. No trabalho: Ao sentar, em uma mesa ou ao trabalho, preste atenção em sua postura, na posição como as suas pernas ficam e na sensação da coluna. Todos esses fatores influenciam positivamente no bem-estar. Caso vá passar muitas horas sentado trabalhando, alongue as pernas de tempos em tempos.
  5. Tarefas de casa: Aproveite aquele momento de lavar a louça para fazer a sua meditação. Observe o formato, cores, peso e textura do objeto. A percepção nos desperta a atenção e ficamos de prontidão para o estado meditativo.
  6. Acenda um incenso: Se gostar do cheiro do incenso, escolha um aroma suave e deixe que o cheiro invada os cômodos da sua casa. Por meio do olfato, temos uma ligação direta com o sistema nervoso central, e o incenso ajuda estimular as sensações certas das emoções. O importante é não desfocar da sua atenção. Deite e imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e expire, percebendo sutilmente a diferença da temperatura do ar que sai pelas narinas.
  7. Acorde sem estresse: Se você é do tipo que acorda já pensando em milhões de situações negativas que terá que enfrentar no decorrer do seu dia e já começa a ficar estressando logo pela manhã, saiba que o melhor remédio para combater isso é os bons pensamentos e um exercício de respiração. Veja a seguir, passo a passo de um exercício de respiração que pode ser feito assim que você acordar pela manhã para eliminar todo o estresse:
  8. Inspire pelas narinas, contando até cinco.
  9. Prenda a sua respiração e conte até cinco.
  10. Expire devagar pela boca, contando até sete.
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