in

Saiba o que fazer quando seu cachorro está com febre

Saiba o que fazer quando seu cachorro está com febre
Saiba o que fazer quando seu cachorro está com febre

Ao observar o seu cachorro tremendo, sem energia e com o nariz úmido e gelado e as orelhas em brasa, pode ter certeza que esses são pequenos indícios que o seu cachorro está com febre.

A temperatura normal do cachorro é de 38ºC a 39,2ºC. Basta subir um pouquinho para indicar que o organismo do pet está tentando combater uma inflamação ou infecção que pode ser causada por vários fatores. Por isso, é preciso estar atento, pois se a febre sobe demais e atinge 41º, os órgãos podem ser prejudicadas. A seguir, iremos listar o que você precisa saber para ajudar o seu pet.

Como vou saber se meu cachorro está com febre?

Essa questão pode parecer difícil sem termômetro, mas há alguns sinais que você pode observar no seu animal de estimação. Por exemplo, é possível saber quando o cachorro está com febre caso ele apresente letargia, focinho quente e seco, tremedeiras, vômito, perda de apetite, olhos vermelhos, tosse, orelhas quentes, falta de energia, desanimo, cansaço e diarreia.

Porém, é necessário também prestar atenção a qualquer mudança de comportamento e outros sintomas. Se o pet está com febre, essas informações citadas acima podem ajudar o médico veterinário a descobrir mais rápido a causa da febre e conduzir o animalzinho ao tratamento mais adequado.

Como devo medir a temperatura do cachorro?

Embora os sinais já demostram que há está errado com ele, é preciso ter certeza e verificar a gravidade da situação. Logo, é necessário medir a temperatura do pet. Esse ato pode ser um pouco desconfortável, uma vez que o termômetro é usado na orelha ou no ânus. Uma recomendação é usar os modelos que são digitais que são mais práticos.

Para medir a temperatura do cachorro com o termômetro retal é necessário antes lubrificar o termômetro e em seguida, introduzir cuidadosamente no ânus do pet. Atenção: retire assim que passar o tempo recomendado pelo fabricante.

A medição da temperatura do cachorro com termômetro auricular é necessário inserir o aparelho no canal auditivo e aguardar. A temperatura é medida pelas ondas de calor infravermelho que são emitidas na região do tímpano.

Quando devo levar o meu cachorro ao médico veterinário?

O sinal de emergência soa quando o cão atinge a temperatura de 39,4ºC ou mais. Por isso, nessas condições, o cão deve ser levado a clínica veterinária para ser examinado o mais rápido possível, a fim de não só tratar a causa, mas também evitar que os órgãos internos sejam danificados.

Quando o cachorro está com febre alta muita gente, na dúvida, acaba dando dipirona e ibuprofeno para o pet, porém, esse método não é indicado. Ou seja, os medicamentos humanos não funcionam em cachorros e podem causar transtornos ainda maiores.

Á agua gelada é um remédio caseiro que serve com alterativa boa para baixar a febre do cão. Basta mergulhar uma toalha de água gelada, espremendo bem e passar ao redor da orelha e da pata do cachorro que apresenta febre. Além disso, o tutor deve monitorar o tempo todo o cão.

Saiba o que é a Dirofilariose e seus tratamentos

Veja algumas dicas de como aliviar a dor na coluna de seu pet