in

Saiba o que é a Dirofilariose e seus tratamentos

Saiba o que é a Dirofilariose e seus tratamentos
Saiba o que é a Dirofilariose e seus tratamentos

A dirofilariose é causada pelo parasita Dirofilaria immitis, conhecido também como verme do coração. Essa doença é transmitida por mosquitos, que se instalam no lado direito do coração dos pets. As raposas e lobos são algumas vítimas dessa doença. E em casos raros, ela pode atacar até os humanos, mas os cachorros são os hospedeiros preferidos da dirofilariose.

A dirofilariose por se alojar em um dos órgãos mais importante do corpo é grave e pode levar até à morte do animal de estimação. Sua ação provoca problemas cardíacos e ecoa pelo organismo deles. Como resultado, logo aparecem doenças severas nos pulmões e outros órgãos. Acompanhe esse artigo para que você entenda melhor essa doença.

Quais são os sintomas?

A doença demora para apresentar os seus sintomas. Depois de 7 a 9 meses da picada do mosquito que é possível constatar o parasita, o que torna a infecção ainda mais agravante.  Mas para que você consiga entender melhor o que acontece no corpo do pet, é necessário entender o ciclo de vida das microfilárias.

Começa assim: com a picada do mosquito que carrega a microfilárias caem na circulação sanguínea e chega ao coração, onde se instala do lado direto – por isso a doença é conhecida como “verme do coração”.

Lá, elas terminam de desenvolver até alcançar a sua vida adulta, o que ocorre depois de 6 meses instaladas. Isso é porque as microfilárias atingem a forma madura entre 7 e 9 meses após a picada do mosquito. E é por isso, que ela não apresenta sintomas no período. Somente pode ocorrer alguns sintomas leve, como uma tosse.

A fase sintomática só começa quando elas crescem e se tornam maduras. A presença totalmente física dos parasitas no coração impede a circulação de sangue no organismo, causando intolerância ao exercício, tosse, mucosas na gengiva e no interior das pálpebras e urina com a cor escura. Como essa doença afeta totalmente o animal, isso faz com que impeça que o sangue circule na presença dos vermes, por isso que quanto maior a infestação e maior for a lavar, mais preocupante o quadro é.

Qual o diagnóstico para dirofilariose?

Ela pode ser diagnosticada através de uma série de testes. Algumas vezes até um exame de sangue consegue detectar a doença. No entanto o período da doença pode ser difícil de diagnosticar.

Além do exame de sangue, pode ser feito exames clínicos com apoio de raio x do tórax e um ecocardiograma.

Um dos testes capazes de identificar a doença é o teste de antígenos, que é um exame sorológico que identifica a presença por amostras de sangue. Já a pesquisa de microfiliárias é um método de identificação do verme. Basicamente, a pesquisa consiste em analisar a amostra sanguínea através de um microscópio.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é recomendado pelo um médico veterinário e vai depender da gravidade, isto é, da quantidade de larvas, o quão comprometido o coração está e o tamanho da larva. Se a infestação não for tão grande, pode ser recomendado um tratamento para matar os indivíduos adultos na corrente sanguínea.

Saiba como separar uma briga de cachorros

Saiba o que fazer quando seu cachorro está com febre