in

Quais são os sintomas da Dermatite Canina?

Quais são os sintomas da Dermatite Canina?
Quais são os sintomas da Dermatite Canina?

Você sabia que a dermatite canina é uma infecção ou inflação na pele muito comum? Especialmente em cães de pelagem espessa e longa ou aqueles cães com muitas dobrinhas, costuma ser um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos.

Assim como a pele humano, a do cachorro é o maior órgão seu corpo, responsável pela toda proteção do organismo, e possui bactérias e fundos que a protegem. Quando chega a acontecer desequilíbrios nessa flora, por vários motivos, a proteção fica bastante vulnerável e permite que alguns agentes entrem e causem doenças – a dermatite canina é uma delas.

Porém, a dermatite canina não se desenvolve somente pela presença de bactérias e fungos. Por isso, ela pode ter diversas causas e, entre elas estão parasitas, alergias, questões hormonais, alergias, lesões por produtos químicos e autoimunes e lesões na pele. É preciso lembrar também que os animais que sofrem de estresse tendem a perder pelo por lamber o ambiente.

Existem também animais com mais chances de apresentar a doença por razões genéticas. Em geral, os cães de raça são mil vezes mais propensos a desenvolver dermatite canina.

Quais são os sintomas da dermatite canina?

Ela tem como seu principal alvo a pele do animal. Mas, em alguns casos, ela está associado a outra doença. Algumas condições que acometem nos cães e manifestam sintomas na pele não podem ser confundidos com a dermatite. É o caso por exemplo, da cinomose, que se manifesta com pequena bolinhas de pus sob a pele do animal.

Os sintomas mais comuns da dermatite são: coçar ou morder constantemente a região da pele, perda de pelo, pele seca, pele escamosa, vermelhidão na pele, inchaço e pelo ralo e com falhas.

Atenção: Caso note em seu peludo algo fora do comum, procure rapidamente por um médico veterinário de sua confiança.

Quais são as causas da dermatite canina?

Existem muitas causas, e são elas que determinam se o problema é transmissível ou não. Os cães com o sistema imunológico equilibrado são muitas vezes imunes mesmo as formas transmissíveis, isso porque seu corpo possui defesas naturais para combater a dermatite. Já os cachorros com o sistema imunológico enfraquecido está mais vulnerável à dermatite canina.

Veja as causas mais comuns de dermatite em cães são:

· Fungos e bactérias: ela costuma estar associado a um sistema imunológico comprometido ou uma doença que afeta o cachorro. Outra forma de contágio é o contato direto com animais infectados ou com materiais usados nesses animais. Algumas raças com mais probabilidade de serem infectadas são: ilhasa apso, buldogues franceses, ingleses e shar-pei.

· Alimentação: a dieta é um fator que pode sim causar problemas aos peludos. Alguns cachorros têm alergia a algum componentes da dieta, especialmente a proteína da carne e frango. Essa dermatite não é transmissível, mas o diagnóstico costuma ser extremamente difícil.

· Produtos: perfumes, shampoos, condicionadores e outros produtos usados na hora do banho podem causar dermatite. Por isso, o tutor deve ficar sempre alerto a qualquer reação adversa e procurar o médico veterinário.

Conheça a história da raça Dogue Alemão

Você sabe o que é Leptospirose?