in

É possível treinar um cão guarda?

É possível treinar um cão guarda?
É possível treinar um cão guarda?

Treinar um cão de guarda não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Ou seja, não basta simplesmente ensinar comandos para que o pet se iguale a um cão policial. Um treinamento existe compreensão e versatilidade do cachorro e de seu tutor.

Todo tutores se questionam se todos os cachorros possuem instintos de guarda. Mas a resposta é não. Alguns cachorros demonstram desde cedo certa habilidade para isso, como os cachorros de grande porte. Os grandes portes têm um histórico genético que propicia o instinto de guarda, pois seus antepassados fizeram parte de batalhas e guerras ao lado de seus cães. A boa notícia é que tudo pode ser ensinar para qualquer raça. O fator principal é que o tutor tenha paciência com os instintos que ainda não afloraram tão naturalmente quanto dos outros cães.

Quando o cão têm um bom treinamento de guarda, o cachorro responde aos seus estímulos de proteção e ataque de forma precisa. Isso não depende da genética. A questão principal é como esse cão é tratado e treinado. Por isso, é sempre bom certificar de que o trabalho que está sendo feito pelo adestrador seja um trabalho respeitoso e sério para que seja possível transformar um cachorro em um cão guarda exemplar.

É possível que o tutor transforme seu pet em um cão guarda desde que ele seja treinado e, principalmente, bem educado. Quando se fala em educar um cão, trata-se de respeita-lo e valorizar sua individualidade. Por isso, nunca provoque medo, ansiedade ou angustia em seu pet.

Assim como nós humano, um pet necessita de confiança para se manter firme em seus propósitos. Assustar o cachorro jamais deixará destemido. Aliás, isso se vira contra o seu próprio tutor. Assim, o trabalho de guarda para um cão começa pelo tutor sempre.

No adestramento é importante que o tutor garanta ao seu cachorro um ambiente confortável e respeitoso, no qual ele conseguirá conviver com todo tipo de gente e outros animais, pois ele estará dando o primeiro passo a ser um cão de guarda.

O cão para se tornar um cão guarda precisa ter contato com comportamento corriqueiros do dia a dia de uma família, como as brincadeiras de crianças, beijos, abraços ou qualquer outro comportamento espontâneo por parte dos membros da família. Do contrário, ele poderá agir de forma automática e atacar qualquer pessoa que estiver em sua volta.

Para que esse ataque não aconteça é necessário que todos estejam envolvido no treinamento de guarda. Espera-se com isso que o cão consiga separar os momentos de guarda da diversão.

As dicas de como treinar um cão de guarda variam. O tutor pode ensinar o básico de guarda, por exemplo, mas somente uma pessoa habilitada para esse tipo de atividade irá tornar um cão guarda efetivamente.

Antes de mais nada, tenha sempre em mente o estilo de treinamento que você deseja para ele. Há treinamentos esportivos, militares e para grandes patrimônios. Esses são alguns exemplos, pois há várias outras modalidades por ai.

Saiba como desembaraçar o pelo do seu cachorro

Seu cachorro é bravo? Saiba como agir