in

Vaca Atolada

Vaca Atolada
Vaca Atolada

A fama da cozinha mineira é maravilhosa e nela não pode faltar pratos com aquela culinária. Um dos mais populares, é a vaca atolada que envolve pedaços de carne de costela bovina, mandioca, um punhado de ervas e um bom tempero.

O nome é bastante curioso e tem lá suas explicações. A mais popular conta que na época dos bandeirantes, quando os tropeiros começaram a expedição em ouro em Minas Gerais. Para essa aventura, carregavam consigo uma carne imersa de gordura, processo que preservava a carne para o sustento de toda a viagem. Nessa jornada, era comum enfrentar temporadas de chuva e quando isso chegava a acontecer era hora de dar aquela pequena pausa e se alimentar.

Histórias a parte, os tempos são outros e o processo também mudou. O ingrediente principal da vaca atolada é a carne bovina sem ossos. Portanto, deve-se prestar atenção no corte, porque essa carne precisa de bastante gordura.

Um dos grandes segredos para preparar a vaca atolada é deixar a carne temperada na véspera. A mandioca deve ser cozida separadamente também e só deve voltar para a panela quando a carne estiver cozida.

Como muitas pessoas vivem uma vida de correria algumas dicas são: mandioca pré cozida e congelada para acelerar o processo. Portanto, nem sempre o resultado será o mesmo com os alimentos frescos, que deixa a receita com mais sabor e cremosa.

E já que reaproveitar é necessário, se sobrar a carne, misture com ovos e faça um “suflê” ou amasse a mandioca e coloque a carne desfiada para virar um delicioso escondidinho. Caso, aconteça de sobrar apenas mandioca, monte comadas com cebola e tomate e leve para gratinar. Depois, só se deliciar com o resultado fumegante do prato saindo quentinho do forno.

A seguir, iremos disponibilizar essa maravilhosa receita de Vaca Atolada para que você caro leitor possa fazer na ceia natalina ou para a virada do ano, acompanhe esse artigo!

Ingredientes (6):

• Cebolinha

• Azeitonas fatiadas

• 300g de carne de panela cozida

• 300g de mandioca (cozida)

• 4 cebolas

• 5 tomates cerejas

Modo de Preparo:

Cubra o fundo com a mandioca em uma travessa. Em cima, coloque os pedações da carne de panela, regue com o molho que sobrou do cozimento. Logo em seguida, coloque os tomates cortados, a cebola e a azeitona. Leva ao fogo baixo para gratinar por aproximadamente 8 minutos. Finaliza por cima com a cebolinha e um fio de azeite.

Dicas: Tempere a costela bovina com pimenta, sal e alho. Aqueça uma panela em fogo baixo com óleo e frite a carne até dourar. Junte o caldo de carne, a cebola e tomate e refogue por mais 5 minutos. Cubra com água a panela de pressão, tampe e cozinhe em fogo baixo por um tempo de 25 minutos. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Tenha sempre bastante cuidado.

Serve: 5 pessoas

Tempo de Preparo: 45 minutos

Cortes: Costela

Cortes alternativos: Músculo Dianteiro e Músculo Traseiro

Grau de dificuldade: Fácil

Panqueca com Recheio de Carne Moída

23 Curiosidades sobre filmes aleatórios