in

Torta Holandesa

Creme de Leite. Ovos. Açúcar. Manteiga. Bolachas. Os ingredientes é bastante simples, mas mudaram a vida da empresária Silvia Maria, 59 anos, uma paulistana que chegou em Campinas e não saiu mais da cidade. Ela criou essa deliciosa receita e se tornou o item mais procurado em restaurantes, supermercados e confeitarias espalhados por todo o território brasileiro.

Silvia, criou essa famosa iguaria nos anos de 1990, quando era dona de um acanhado café no centro de Campinas. Ela não possuía fornecedores e a noite em sua casa, fazia os bolos e doces e levava para vender no dia seguinte no seu café. Conta ela, que a iguaria era feita em um pirex bem simples, tinha bolacha e camadas alternada de creme com cobertura de ganache.

A primeira medida era batizar a sua criação e como ela tinha passado o ano de 1989 na Inglaterra, após sofrer um acidente. No país europeu, Silvia, começou a trabalhar como governanta para uma família holandesa renomada e não resistia as maças e framboesas que brotavam no quintal da casa dessa família.

Ela lembra que na holandesa a sua torta não valia de nada.

Definido o nome, era hora de pensar no aprimoramento da receita. Silvia se incomodava bastante com as bolachas Maria para o acabamento da sua torta. Naquela época, a bolacha Calipso era vendido pela Nestle.

Com o sucesso na década de 90 e expansão de negócio, Silvia fez uma tentativa de registrar a patente da sua deliciosa torta holandesa. Mas, para a sua infelicidade, o pedido não foi aceito sob a alegação que o nome já havia caído domínio do público.

A empresária, conta que criou mais de 30 tipos de receitas de sobremesa – como a torta alemã que se diferencia por ter mais camada de bolacha e creme. Além disso, Silvia fez cursos de engenharia de alimentos e mudou a sua empresa para um imóvel maior no Jardim do Trevo. Contratou mais funcionários, porém, sempre manteve por perto em toda a fabricação das suas iguarias.

Agora que você já descobriu toda a história por trás dessa deliciosa receita, que tal aprender passo a passo para cozinhar para seus familiares?

Ingredientes: Creme

· 250g de margarina

· 180g de açúcar

· 80ml de leite condensado

· 600ml de creme de leite

Base:

· 200g de biscoito maisena

Cobertura:

· 1 lata de creme de leite

· 10g de margarina

· 200g de chocolate meio amargo

Lateral:

· 1 pacote de biscoito Calipso

Modo de Preparo:

Para o creme: Bata em um liquidificador o açúcar e a margarina até obter um creme mais branco. Acrescente o leite condensado e bata. Despeje o creme de leite.

Para a cobertura: Derreta toda a barra de chocolate em banho-maria até ficar bem derretido sem nenhum pedaço de chocolate e aqueça o creme de leite sem deixar ferver. Misture a margarina e o chocolate e o creme de leite até ficar um homogêneo.

Para a montagem: Coloque as bolachas maizenas em um refratário, dos lados coloque a bolacha calipso e despeje o creme de leite para as bolacha não subirem, depois coloque a cobertura e sirva como desejar.

Suco Detox

Arroz Doce com Canela