in

Tapioca

Tapioca
Tapioca

A tapioca é um alimento que está em destaque por não conter glúten. A tapioca tem sido bastante utilizado na troca do clássico pãozinho. Esse saudável alimento é rico em amido e é uma boa fonte de carboidrato.

Os carboidratos também são essenciais para o funcionamento do nosso cérebro. Eles ainda são aliados ao nosso humor. A tapioca também contém zinco e potássio. Acompanha esse artigo que iremos detalhar mais benefício da tapioca e disponibilizaremos uma deliciosa receita!

O principal efeito da tapioca em nosso organismo é por ser uma fonte rápida de energia. Assim, ela é extremamente benéfica para aqueles que acabaram de realizar uma atividade física, pois ela fornece a energia que foi perdida. A tapioca também é um ótimo alimento para pessoas que possuem intolerância ao glúten.

Como nem tudo são flores, ao ingerir uma grande quantidade de tapioca o seu organismo irá produzir mais glicemia. Quando um alimento possui uma carga alta glicêmica isso pode trazer vários problemas de saúde: A obesidade é uma delas, isso se dá ao fato da quantidade de insulina ser aumentada em nosso organismo. Além disso, se o nosso organismo produzir um excesso de insulina, torna-se necessário uma quantidade maior desse hormônio.

Como a tapioca não possui uma grande quantidade de nutrientes, é importante sempre adicionar proteínas nelas. As boas opções de fibras são: aveia, linhaça, gergelim, queijo branco, ovo (sem ser frito), chia e entre outros. Legumes e vegetais também podem ser adicionados na receita como forma de recheio.

É importante destacar que a tapioca não é indicada para pessoas com diabetes. Quem tem obesidade também é indicado á não consumir a tapioca já que ela favorece no ganho de peso.

Seja acompanhada com ingredientes salgados ou doces, a tapioca é uma delicia, não é mesmo? Se você for fazer a tapioca pela primeira vez, recomendamos é que procure em mercearias, supermercados, ou casas do norte a goma de mandioca já hidratada. Ela é ideal para aqueles que ainda não conhecem o ponto da liga para fazer a tapioca. Mas, se você optar pela mandioca não hidratada, basta acompanhar a receita que iremos disponibiliza a seguir:

Ingredientes:

• 5 xícaras de água

• 500g de farinha de tapioca

Modo de Preparo:

1) Junte em uma tigela a água e a tapioca. Se a água não for suficiente acresce mais um pouco. Mexa

2) Deixa descansar na tigela por um período de 2 horas. A tapioca deverá ficar por baixo e a água por cima.

3) Escorra toda a água e abra um pano e coloque a tapioca em cima para secar.

4) Quando secar a tapioca já estará hidratada e basta peneirar para esquentar na frigideira.

Ingredientes: Tapioca Hidrata Tradicional

• 1 pitada de salgados

• Mandioca Hidratada

• Coco Ralado

Modo de Preparo:

Peneira uma porção da goma de mandioca em uma tigela. Acrescente a pitada de sal. Pré-aqueça a frigideira em fogo baixo preenchendo a superfície com toda a goma. Aqueça a frigideira por aproximadamente 5 minutos. Recheie com o sabor que você desejar e enrole. Sirva-se

Suflê Salgado

Várias receitas de pernil assado com temperos deliciosos!