in

Salada Russa

A salada russa surgiu em Moscou, em meados de 1860, criado por um chef belga com formação francesa que possuía um prestigiado restaurante que funcionava no centro da cidade. Apesar da receita ser conhecida internacionalmente, sua designação no entanto pode mudar. Na terra natal, a salada possui o nome de Salada Oliver. Na Alemanha, se tornou Italiana. Na Espanha, Castelhana. Na Argentina, a receita é acrescentada com frango que vira maionese de ave.

Porque tantas variações? A culpa no entanto pode ter sido do autor. Outros chefs tentarão copiar essa receita e desse modo, precisaram rebatiza-la.

Oliver, usava como decoração trufa preta, legumes em conserva e ovos cozidos. Além disso, ele era um profissional a antiga, que não zelava apenas pela comida em si. Preocupava bastante com os bons modos do seu restaurante para o seus clientes, a ponto de querer comer as suas iguarias.

Certa vez, Oliver, ingressou-se no salão de Hemitage onde o russo fez um pedido da salada. Ao receber o prato, remexeu tudo com o garfo e comeu com bastante felicidade. Ofendido, Oliver passou a despachar o prato misturado para as outras mesas. Os clientes gostaram tanto que o sucesso veio à tona, e nisso, Oliver teve que começar a apresentar a salada daquele jeito.

Após o falecimento de Oliver, ninguém jamais conseguiu repetir a salada. O grande chef se escondia em sua cozinha em seu restaurante para preparar a salada sozinho. Trancava-se e só a liberava enquanto estivesse pronta. Em um dia, Oliver foi chamado ao centro do salão e esqueceu a porta aberta, foi então que seu principal colaborador resolveu entrar para espiar e anotar tudo o que tinha visto. Colocou toda a informação no papel e em seguida, arrumou o melhor empego em uma restaurante concorrente. Porém, a salada ficou totalmente diferente e fracassou.

Com tanta história, essa salada colorida e fresca é muito atraente. A salada russa pode ser servida como acompanhamento ou de entrada. Vamos aprender a fazer?

Ingredientes:

· 5 batatas médias

· Sal e pimenta

· 2 ovos

· 250g de feijão-verde

· Cebolinha

· Salsa

· 4 cenouras

· 300g de ervilhas

Modo de Preparo:

  1. Corte todas as batatas e as cenouras em cubos. Corte o feijão-verde. Cozinhe os ovos por aproximadamente 10 minutos em água fervente com uma pitada de sal.
  2. Use duas panelas com água e tempere com sal de formada bastante moderada. Deixe todas as cenouras ferverem e adicione as batatas. Na outra panela, despeje as ervilhas e o feijão verde e ferva-as. Deixe cozinhar por 10 minutos também.
  3. Escorra todos os vegetais. Corte os ovos em pedaços pequenos e reserve uma parte em uma vasilha para decorar. Em uma taça larga misture todos os ingredientes e misture junto com a maionese.
  4. Mexa lentamente e coloque sal a gosto e pimenta com bastante moderação.
  5. Coloque um papel plástico por cima da vasilha e reserve na geladeira.
  6. Depois de tirar da geladeira, aguarde por 10 minutos antes de servir.
  7. Decore com os ovos reservados e cebolinha.
  8. Sirva-se.

Salada César

Suco Detox