in

Quibe Sem Carne

Quibe Sem Carne

O quibe é um prato típico do Oriente Médio, mais especificamente no Libano. Ele consiste em um bolinho de carne, temperado com ervas, podendo ser servido cru, assado ou frito.

No seu preparo é bem comum termos carne moída, trigo para quibe (tabule), e ervas principalmente hortelã.  Podendo então ser vido cru. No Oriente Médio é bem comum vermos as pessoas tomar licor de arak como acompanhamento. E apesar de ter sua origem em terras orientais é muito consumido na América do Sul.

E nessa receita, não vamos utilizar carne, nem nenhum tipo de produto animal, é 100% vageno, e delicioso. Como ingrediente principal vamos usar a berinjela, um dos alimentos mais consumidos por veganos. Vamos usar principalmente por ser um alimento que contém muitos nutrientes que colaboram com a nossa saúde.

A berinjela não só ajuda na prevenção de doenças, como a promover a saúde do corpo e da mente.

Ela é uma ótima fonte de antioxidantes, que ao consumi-la atuam no nosso sistema imune, evitando então muitas doenças por bactérias, também ajudam a proteger as membranas celulares do cérebro, e facilita o fluxo de sangue por ele.

A saúde mental é uma das beneficiadas por esse fruto, que possui vitamina B6 e tiamina, que são agentes do bom humor, alegria e bem estar, além de regular o sono, ou seja, te deixa muito mais disposto no dia a dia. Contribui também no metabolismo, por ser muito rica em fibras, deixando a obesidade longe.

Para as mulheres que estão grávidas, a berinjela é um ingrediente ótimo para acrescentar na dieta, porque dá suporte ao feto, deixando-o muito mais saudável.

Essa receita de quibe vegano, é uma opção ótima para quem está dentro de uma dieta restritiva, pois ele é muito saudável oferecendo nutrientes essências para o bom funcionamento do organismo. Além de tudo tem um sabor incrível, com o leve frescor da hortelã. É muito prático de fazer, veja a receita.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de trigo para quibe
  • 4 xícaras de água ( morna)
  • 2 berinjelas grandes (cortadas em cubos)
  • 1 cebola grande (picada)
  • 2 cenouras (raladas)
  • Sal a gosto
  • 6 colheres de amido de milho
  • Creme vegetal ou azeite para untar
  • 3 colheres de hortelã (fresca e picada)

Modo De Preparo:

Em uma panela aqueça água, o necessário (4 xícaras) para cobrir o trigo para quibe.

Em um recipiente coloque o trigo para quibe, depois que a água estiver morna, coloque sobre o trigo. Deixe de molho por mais ou menos 2 horas. Escorra a água e reserve.

Em uma panela coloque a berinjela com uma xícara de água, deixe cozinhar em fogo médio até que a berinjela esteja cozida (macia) e todo o liquido tiver evaporado.

Espere a berinjela esfriar. Após coloque ela no liquidificador junto com a cebola picada, e bata até virar uma “pasta”.

Despeje a berinjela em um recipiente e misture a cenoura ralada, acrescente o sal a gosto, e a hortelã fresca (picada em pedaços miúdos), coloque junto o amido de milho e o trigo para quibe. Misture tudo muito bem, e jogue em uma assadeira já untada com creme vegetal (ou azeite), levando ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 (trinta) minutos.

Dica:

  • Também ode utilizar o forno para preparar (cozinhar) as berinjelas.
  • Sirva com limões, fica uma delícia, além de dar um gosto mais ácido para o quibe vegano.
  • Coloque hortelã fresca por cima para enfeitar.
Geleia De Maça, Menta e Pimenta

Geleia De Maça, Menta e Pimenta

Salada De Atum

Salada De Atum