in

Petit Gateau

Petit Gateau
Petit Gateau

Uma deliciosa receita para alegrar nossos corações e saciar qualquer desejo. O “petit gateau” se tornou em pouco tempo uma febre e é um item quase que obrigatório na ceia natalina ou nos menus de bares e restaurantes espalhados por cada canto do mundo.

Esse doce que já virou paixão, causa também muita polêmica por conta da sua origem e da sua composição.

Olivier Aquiles, chef de culinária, disse que ninguém sabe a origem dessa iguaria. Apesar de muitas histórias contarem que o “petit gateu” nasceu da França, há muitos que digam que esse delicioso bolinho com calda de chocolate foi criado por acaso por um chef francês, ao errar na quantidade de farinha de trigo.

Outra versão muito falada é que esse bolinho de chocolate foi criado nos Estados Unidos, quando um indivíduo aprendiz aqueceu demais o forno. Mas mesmo assim todos os clientes do restaurante gostaram muito da apresentação e do sabor.

Já outros dizem que ele foi criado por um francês, cujo nome, Michel Brás em um restaurante bem pequeno e os ingredientes usados era apenas chocolate e adaptado e trazido para o Brasil.

O petit gateau se tornou tão popular que inspirou até concursos de competições, nos quais renomados chefs do Brasil começaram a participar. Os amantes por esse doce não passam mais necessidade também, muitos supermercados vendem o petit gateau em sua prateleira.

A seguir, iremos disponibilizar uma deliciosa receita de Petit Gateau. Preparados?

Ingredientes:

• 2 gemas

• 2 ovos

• 2 colheres de farinha de trigo

• 200g de chocolate amargo

• 2 colheres de manteiga (sem sal)

• ¼ de açúcar

Modo de Preparo:

1) Em uma panela, derreta a manteiga e o chocolate em banho Maria

2) Bata todos os ovos e as gemas com açúcar em uma batedeira.

3) Junte o chocolate que foi derretido e a farinha de trigo, misturando com uma colher.

4) Unte as forminhas, passe trigo e despeje a massa.

5) Pré-aqueça o forno em uma temperatura de 180º C e leve as forminhas para assar em um tempo de aproximadamente 6 á 10 minutos.

6) Desenforme quente

7) Acompanhe no prato o sorvete

8) Sirva-se.

Dicas:

1) Qual o chocolate certo a ser usado? Sempre que comprar um chocolate verifique na embalagem se ele é meio amargo e qual a porcentagem de cacau, pois quanto maior a composição de cacau mais intenso será o sabor de chocolate.

2) O que é banho Maria? O banho Maria é um calor indireto quando o calor está sendo transmitida para a água. É indicado ao fazer banho Maria os alimentos mais leves e mais sensíveis. Para fazer banho Maria é necessário adicionar água em uma panela, levar ao fogo e colocar uma tampa por cima sem encontrar na água.

3) Como fazer claras em neves? Ao quebrar os ovos é importante não deixar nenhuma película de gema de ovo na clara. Pode ser usado uma batedeira ou um batedor anual. Ao bater as claras estamos colocando ar em sua composição e por isso ela aumenta o seu volume.

Peito de Peru com Ervas

Suflê Salgado