in

Peixe Assado Com Batatas

Peixe Assado Com Batatas

O prato de hoje é um clássico delicioso e muito saudável, peixe assado (truta) com batata, é uma maravilha além de muito fácil de fazer.

Vamos usar a truta como ingrediente principal, um peixe muito saboroso e com muitos nutrientes. Que só chegou ao Brasil no final da década de 40.

A truta é muito rica em proteínas, cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas. Além de tudo, ainda têm ômega 3, e baixo teor de calorias, o que faz a truta ser um peixe muito utilizado em dietas que consomem pouca caloria.

O ômega 3 é ótimo para o bom funcionamento do cérebro, melhorando então o bem estar. Evita a doença do século, a depressão, pois os níveis de serotonina que é o hormônio que produz a felicidade.

Vale destacar que a truta também é muito rica em vitamina B12, que favorece muito o coração, melhorando então a pressão arterial, evitando ataques e paradas cardíacas. A vitamina B12 também acelera o metabolismo, tornando-se muito mais fácil perder massa corporal.

O peixe também tem ação energética, e o seu consumo fortalece na produção de glóbulos vermelhos, consequentemente promove a saúde, pois age diretamente no sistema imune.

A receita aproveita muito bem as propriedades do peixe, e o sabor. A batata é um ótimo acompanhamento para peixes. Muito prático para preparar, pois o peixe não é tão grande e assa normalmente e forno de fogão.

Ingredientes:

  • 1 truta fresca e limpa (peixe)
  • 2 batatas grandes (fatiadas)
  • 1 cebola grande (em rodelas)
  • 1 pimenta dedo de moça (picada)
  • 1 limão (espremido)
  • 2 fatia de limão
  • Coentro (fresco)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo De Preparo:

Em uma panela despeje água (filtrada), coloque as batatas com sal a gosto, e deixe cozinhar, até ficar macia, mas não podem estar moles e se desfazendo.

Depois pegue o peixe e faça corte em sua pele na diagonal, até chegar na carne, dos dois lado. Tempere-o com o suco de 1 (um) limão, sal e pimenta do reino a gosto, tempere muito bem por dentro e por fora. Dentro adicione algumas fatias de limão sem casca e coentro. Deixe marinando por 1 (uma) hora.

Em um recipiente de vidro unte com um pouco de azeite de oliva, e coloque as batatas cozidas e escorrida na travessa, fazendo apenas 1 (uma) camada. Adicione por cima as cebolas cortadas em rodela (rings), e a pimenta dedo de moça picada sem semente. Jogue coentro picado por cima, e regue com um pouco de azeite de oliva. Ponha o peixe sobre as batatas e as cebolas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos, ou até ele cozer por dentro, criando uma leve camada dourada por for. Antes de tirar deixe mais 5 minutos sem o papel alumínio.

Depois só retirar do forno, e servir-se.

Dica:

  • Para acompanhar o peixe assado faça uma farofa e/ou uma salada verde.
  • Se for de sua preferência coloque tomates frescos para assar junto.
  • Use outras ervas também como o alecrim, a salsinha, orégano, entre outros.
Salada Saudável e Nutritiva De Grãos

Salada Saudável e Nutritiva De Grãos

Sushi De Penino, Vagem E Cenoura

Sushi De Pepino, Vagem E Cenoura