in

Pavê de Chocolate

Pavê de Chocolate
Pavê de Chocolate

As festas de finais de ano estão chegando e as receitas de pavê tomam conta do clima natalino e virada do ano. Inclusive, o doce é conhecido pela famosa “piadinha” feita pelos familiares. Como o doce não é apenas para “vê” essa receita é uma deliciosa receita para dar adeus ao ano velho e celebrar a chegada do ano novo.

Por mais brasileira que o Pavê parece ser ela é uma sobremesa de culinária francesa. Mais especificamente é uma sobremesa gelada que tem como base os biscoitos do tipo maisena ou champanhe. Há também muitas pessoas que acrescentam frutas frescas ou caldas de chocolates. Contudo, os complementos são diversos, mas o mais comum é o Pavê de Chocolate.

Em São Paulo, já existe casas especializadas dessa iguaria, o doce é encontrado em tamanho diferenciado e individuais. A paveteria em Limeira, tem sabores de Ninho e Nutella e no final do ano vendeu um pavê de panetone que fez muito sucesso. Já em São José dos Campos pode ser encontrado pavê de bis com creme e ganache de chocolate e rapas de chocolates.

As primeiras paveterias do Brasil foram inauguradas na capital e interiores, como Limeira e São José do Campo. Considerando um diferencial no mercado, logo essa moda já está por toda parte do Brasil.

De qualquer forma, é só a gente ouvir a palavra pavê que já dá água na boca. Sem dúvida, essa iguaria continua sendo uma das melhores receitas mais pedidas e preparadas no tempo natalino. Aprenda através desse artigo um pavê prático e delicioso de chocolate que renda 6 porções e bastante simples de preparar. Que tal começarmos a fazer agora?

Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado

· 1 xícara de chocolate em pó

· 1 envelope de gelatina sem sabor

· 1 xícara de leite

· Raspas de chocolate branco ou preto para enfeitar ou frutas

· 2 latas de creme de leite

· 2 xícaras de chantilly

· 1 pacote de biscoite champanhe ou maisena

• Maisena

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata a gelatina sem sabor com o creme de leite, o chocolate e o leite condensado até ficar uma massa homogênea. Desligue e acrescente chantilly e misture com bastante cuidado com uma colher. Em uma tigela, intercale camadas do creme e de biscoito umedecido com leite e assim por diante até terminar com o creme. Decore com raspas de chocolate e leve à geladeira por aproximadamente em um período de duas horas.

O tempo de preparo dessa deliciosa receita de Pavê de Chocolate é de 40 minutos e mais 2 horas na geladeira. Tem um rendimento de 6 porções.

Dicas: Na hora de misturar o leite com a maisena é importante dissolver um pouquinho do leite separado para evitar que a maisena fique no fundo da panela e empelote o creme. Se desejar colocar o chocolate em pó na segunda camada também pode, porém, o achocolatado é mais doce e o sabor pode não ficar tão suave.

Pão de Queijo

Peito de Peru com Ervas