in

Patinho Com Molho E Champignon

Patinho Com Molho E Champignon

O molho madeira foi criado pelos ingleses, mesmo as pessoas achando que fora feito pelos portugueses por serem os maiores produtores de vinho, que é o principal ingrediente desse molho fino e delicioso.

Os Ingleses produziam o vinho na ilha de Madeira, essa bebida foi muito utilizada em várias receitas tanto doces, quanto salgada. Não sabemos ao certo quem foi que inventou isso, mas sabemos que foi no século 19 que surgiu a importância na cultura gastronômica.

Esse molho não leva muito ingredientes em sua composição, mas é muito rico de sabor, o vinho era o último a ser adicionado ao molho, pois antes disso ele era cozido ao forno junto com a carne, o que dá mais sabor ainda ao molho madeira. Foi assim que os ingleses começaram a valorizar o vinho local, pois fez muito sucesso no mundo.

Vamos utilizar molho madeira nessa receita porque ele acompanha muito bem carnes vermelhas. E além de tudo ensina-lo a fazer, porque os molhos vendidos prontos em supermercados, são industrializados, cheio de conservantes e sem nenhuma propriedade, pois o sabor não é o mesmo do que aquele preparado em casa, que tem o gosto muito mais forte desse vinho memorável.

Para servir junto com este molho vamos usar o clássico patinho, que é um corte nobre de carne bovina, uma carne muito macia e que quase não contém gordura, mas é uma peça resistente e fibrosa.

Ingredientes:

1 quilo de patinho

Meia colher de sopa de sal

Pimenta do reino a gosto

1 colher de (sopa) de óleo vegetal

Molho:

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 tablete de caldo de carne

Meia xícara de chá de vinho madeira

Modo de preparo:

Em um recipiente, tempere os bifes de patinho com o caldo de carne, adicione o sal e a pimenta do reino a gosto.

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure os bifes até ele ficar ao ponto para malpassada. Reserve-os quentes.

Molho:

Na mesma frigideira da que você grelhou o patinho, aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo.

Adicione aos poucos o caldo de carne que foi dissolvido em meia xícara de chá de água fervente com o vinho. Ferva o molho por cerca de 2 minutos em fogo baixo. Mexa o molho até ficar homogêneo. Sirva com os bifes reservados.

Dicas:

-Acrescente cogumelo paris (champignons) fresco ou em conserva fatiados no molho madeira.

-Na hora de grelhar o patinho não fique virando toda hora, é bom deixar 5 minutos de um lado 5 minutos do outro em fogo baixo.

-Esse prato acompanhado de batata sauté fica muito bom também.

-Para que o patinho fique com mais sabor você pode estar temperando o mesmo com ervas finas e alho e deixar descansar por um tempo, assim você pode obter uma carne mais saborosa e com um tempero mais vivo.

-Você pode servir o patinho com molho, junto de arroz branco ou arroz com legumes, como brócolis por exemplo e ainda se quiser incrementar mais o arroz, você pode estar colocando cubos pequenos de queijo e ervilha.

Especial De Carne Seca Com Mandioca

Especial De Carne Seca Com Mandioca

Camarão Com Aipim

Camarão Com Aipim