in

Pão de Queijo

Pão de queijo é uma receita brasileira do Estado de Minas Gerais, portanto, a culinária mineira passou por uma evolução que nos dias de hoje, essa iguaria também é exportada em sua forma congelada para vários territórios do mundo.

Outros países como a Colômbia, Argentina e Paraguai possuem bastante receitas similares, com uma baixa densidade e aspecto elástico da massa, porém, todos os formatos são diferentes. Alguns deles são parecidos como o do Brasil. Há também aqueles que são chamados de pandebono, com um formato bem mais achatado.

Existem várias maneiras de fazer o delicioso pão de queijo, algumas receitas levam ao leite, outras água e algumas os dois ingredientes juntos.  O fato é que embora existam muitas maneiras de fazer o pão de queijo, a qualidade sempre está nos ingredientes frescos e além de conquistar o paladar de muitos brasileiros, essa iguaria é deliciosa para comer com carne. E o queijo? O pão de queijo vai bem com bastante parmesão, cheddar, requeijão e muito mais.

O que vale ser lembrado é a originalidade dessa culinária do Pão de Queijo ao assar as bolinhas, talvez em um fogão a lenha, sempre tomando um bom café e relembrando os melhores momentos da nossa vida!

É possível também afirmar que o pão de queijo é um alimento bastante equilibrado em relação aos nutrientes existentes por possui bastante água, carboidratos, sais minerais, vitaminas e proteína. É importante apenas se atentar em relação as calorias e a quantidade de gordura na receita. Como o principal ingrediente é o queijo é importante buscar um queijo de bastante qualidade.

Uma das principais dúvidas dos consumidores dessa deliciosa receita se dá ao fato do glúten. No entanto, o glúten é encontrado nas farinhas de pães, cevada e de trigo. É possível encontrar também no processo de produção por alguma contaminação, como ocorre pelo ingrediente da farinha de aveia.

Dessa forma, o pão de queijo não possui glúten, pois a sua fabricação é feita de polvilho, uma farinha da goma de tapioca. Assim, eles são intolerantes ao glúten e pode ser apreciado a vontade nessa deliciosa culinária do pão de queijo.

Agora que você já conhece a história do pão do queijo e seus benefícios, acompanhe esse artigo que iremos disponibilizar a receita dessa delicinha passo a passo!

Ingredientes:

• 4 copos de polvilho doce

• 2 ovos grandes 

• 4 copos de queijo de minas 

• 1 copo de óleo

• 1 colher de tempero ou se preferir sal a gosto

• óleo para untar

• 2 copos de leite

Modo de Preparo: 

1) Coloque em uma tigela o polvilho

2) Á parte, aqueça o óleo e o leite

3) Quando ferver na panela, escalde o polvilho com essa mistura

4) Mexa bem para desfazer as pelotinhas existentes

5) Deixe esfriar

6) Acrescente os ovos e alterne com queijo

7) Unte a forma com óleo

8) Passe óleo na mão e enrole bolinhos pequenos

9) Coloque em uma assadeira

10) Asse em uma temperatura de 180ºC

Molho Bechamel Clássico

Pavê de Chocolate