in

Molho Bechamel Clássico

O Molho Bechamel Clássico é conhecido como o molho branco. Feito com leite e engrossado com farinha e manteiga é uma deliciosa receita que pode ser usada nos mais diversos pratos. Existem quase que muitas receitas que ensinam como preparar o molho, porém, nesse artigo iremos disponibiliza uma receita fácil de fazer! Acompanhe a seguir passo a passo.

Ingredientes:

· 1 litro de leite

· 1 cebola

· 50g de farinha de trigo

· 50g de manteiga

· noz moscada

· sal

· pimenta do reino

Modo de preparo:

Aqueça o leite e acrescente a cebola. Retire a cebola quando o leite estiver em uma temperatura quente. Deixe o leite ferver e reserve. Misture a manteiga e farinha de trigo e em seguida refogue em fogo baixo. Quando a farinha estiver totalmente cozida, reserva-a.

É importante ficar mexendo bastante para que o molho não crie pelotas à medida em que o leite vai acrescentando. Retire a panela do fogo sempre que achar necessidade enquanto estiver mexendo. Ao levantar fervura, acrescente a pimenta do reino e a noz moscada. Retire do fogo e coe o molho para ficar com uma textura cremosa.

Molho Bechamel com Brócolis

Ingredientes:

· 1 litro de molho bechamel (ingredientes destacados acima)

· 1 maço de brócolis cozido

Modo de Preparo:

O modo de preparo dessa receita é idêntica à anterior. Basta acrescentar depois de cozido o brócolis ao vapor bem picadinho no molho pré-aquecido.

Molho Bechamel com queijo gorgonzola

Ingredientes:

· 1 litro de molho bechamel

· 1 colher de sopa de nozes

· 150g de queijo gorgonzola

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o molho bechamel e quando estiver bem quente acrescente o queijo gorgonzola. Mexa por alguns minutos para que o queijo possa desmanchar. Nesse modo de preparo se desejar acrescente nozes. É importante lembrar que ao usar o queijo nessa receita deve-se ter bastante cuidado com o sal.

Algumas dicas importantes para que o molho dê sempre certo:

1) Primeiramente vamos falar do roux, que é uma mistura feita de manteiga e farinha. A proporção é sempre de 50g de manteiga e 50g de farinha. Porém, é importante que a manteiga seja sempre classificada, senão você precisará usar mais manteiga. Se a proporção também não for exata, a chance do molho empelotar é grande. Caso você opte por usar manteiga normal, coloque mais manteiga, uns 50% a mais da manteiga classificada que falamos acima.

2) Se o seu roux estiver quente, você poderá acrescentar leite frio. Se o roux estiver frio, adicione leite quente. Assim o molho bechamel não empelota.

3) Não precisa usar o batedor de arame ou fouet. Porém, se você for fazer uma quantidade maior de molho bechamel é aconselhado usar somente para misturar o leite no roux, depois mexa com uma espátula para ter certeza que o molho não vai grudar no fundo da panela.

4) A proporção do leite no roux é 10% de roux para uma quantidade de leite. Então, 100g de roux poderá ser colocado 1 litro de leite.

Feijoada Simples

Pão de Queijo