in

Lombo ao Leite e Lombo de Porco na Pressão

Lombo ao Leite e Lombo de Porco na Pressão
Lombo ao Leite e Lombo de Porco na Pressão

Natal chegando e que tal aprender essas maravilhas? Deseja também roubar a cena do dia 24 de dezembro com uma ceia inovadora? Deixe aqueles pratos clichês e aposte no lombo como a estrela principal da sua ceia natalina ou até mesmo para a noite da virada do ano.

As opções de receitas com lombo de porco são muitas. A seguir, iremos disponibilizar duas deliciosas receitas fácil de fazer e que rende 10 porções.

Ingredientes (9):

· 1,5 litro de leite

· 5 dentes de alho

· Azeite a gosto

· Sal e pimenta

· 1kg de lombo em peça

· 2 limões com raspas

· 4 ramos de sálvia

· 2 colheres de manteiga

· 2 colheres de farinha de trigo

Modo de Preparo:

  1. Com uma faca afiada, corte todo o excesso de gordura do lombo, com muito cuidado para que não perca o formato da peça. Tempere o lombo.
  2. Com a lateral da faca, amasse bem o alho. Não precisa picar.
  3. Em uma panela no fogo médio, regue com 2 colheres de azeite, coloque o lombo e deixe dourar por 12 minutos.
  4. Regue a mesma panela com uma colher de azeite, junte os ramos de sálvia e os dentes de alhos. Refogue por aproximadamente 2 minutos até que os dentes de alhos dourem e a sálvia perfume.
  5. Coloque leite aos poucos. Raspe bastante o fundo da panela para dissolver todos os queimadinhos. Volte ao lombo a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Cozinhe por 40 minutos.
  6. Desligue o fogo, pesque todos os dentes de alho e sálvia e descarte. Com uma pinça coloque o lombo em uma tábua, cubra com uma papel alumínio por um tempo de 10 minutos antes de cortar.
  7. Em uma panela pequena coloque manteiga. Junte a farinha e mexa até que comece a dourar.  Desligue o fogo
  8. Volte a panela com o leite do cozimento do lombo e junte o rux, mexendo até que dissolva o gruminho de farinha. Deixe que cozinhe e não pare de mexer, por 8 minutos, até que o molho engrosse. Desligue o fogo e tempere ao seu gosto com sal e pimenta do reino.
  9. Corte o lombo em fatias e sirva.

Lombo de Porco na Pressão

Ingredientes (9):

· Sal

· 3 dentes de alho

· 1,5kg de lombo de porco

· ½ colher de pimenta calabresa

· 3 colheres de óleo

· 1 colher de páprica picante

· ½ de alecrim

· 2 colheres de farinha de trigo

· 1 lata de cerveja escura

· 1 pimentão verde

Modo de Preparo:

Tempere o lombo de porco com sal, alho, alecrim e páprica. Deixe por uma 1 hora na geladeira para tomar gosto. Aqueça a panela de pressão com óleo e doure o lombo. Junte a cebola, a cerveja, pimentão e o tomate. Tampe a panela de pressão e deixe por 30 minuto em fogo baixo. Retire toda a pressão. Retire a carne da panela e deixe em uma vasilha aquecida. Bata o molho em um liquidificador com a farinha e cozinhe. Sirva-se.

Leitoa assado à pururuca

Panqueca com Recheio de Carne Moída