in

Leitoa assado à pururuca

Leitoa assado à pururuca
Leitoa assado à pururuca

Leitoa assada pururuca é uma culinária que já faz parte das festas de finais de ano. Essa deliciosa receita demora um pouco para assar, precisa de um tempo para ser marinada, mas nada mais gostoso do que comer uma leitoa assada com pele na pururuca, não é mesmo?

O termo pururuca na culinária refere-se um assado de porco, esbranquiçada e crocante. Esse efeito é obtido quando em um determinado momento o leitão derrama sobre a pele um óleo em uma temperatura bastante quente.

Leitão assado é uma tradição totalmente portuguesa. Porém, um médico mineiro adaptou toda a receita que aprendeu com o seu avô para fazer nas festas de finais de ano. A iguaria pode ser apreciada em um atração do Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes que acontece sempre no mês de Agosto.

O menu é todo mineiro. A grande atração conta com um chef que faz essa iguaria na hora, aos olhos de clientes e curiosos. De acordo com o chef da atração, o prato leva em média uma semana para ficar pronto e que depois de assado é a hora de pururucar o leitão.

O chef médico, Luiz Ney, explica que desde criança acompanha e saboreia a história do leitão assado à pururuca. Luiz relata que fica observando seu avô a preparar o leitão para as festas de natal 3h antes. No sitio do seu avô naquela época onde o almoço era feito, a primeira construção foi um forno para que o mesmo pudesse assar o leitão.

Ingredientes:

· 1 cebola grande

· 4 laranjas baianas

· 5 colheres de sal

· ½ litro de vinho branco seco

· 5 alhos descascados

· Cebolinha

· Salsa

· Manjericão

· Tomilho

· Molho de pimenta

· Óleo

· 8 kg de leitoa

· Manjerona

· Folhas de louro

Modo de Preparo: Preparando a Marinada

1) Em um liquidificador, bata todos os ingredientes de tempero. Limpe bem a leitoa, se tiver pelinhos, remova.

2) Coloque o tempero, as folhas de louro e a leitoa em uma vasilha grande, massageei-a muito bem para que o tempero entre por toda a carne.

3) Se tiver um saco grande, coloque o tempero e a leitoa dentro, feche bem retirando sempre o máximo de ar existente. Caso não tenha um saco plástico, pode deixar dentro da bacia mesmo.

4) Deixe a leitoa na bacia ou em saco plástico pelo menos 24 horas. Dando um tombo a cada 12 horas para que o tempero fique igual em todas as partes. Quando mais tempo você conseguir deixar a leitoa marinar melhor ela ficará.

Ao forno:

Retire a leitoa da geladeira pelo menos uma hora de antecedência antes de assar para que ela perca todo o gelo. Aquela o forno em uma temperatura de 220º C, cubra a leitoa com um papel alumínio.

Para que a leitoa não grude em um papel alumínio, unte em cima da pelo com azeite. Leve ao forno e depois de duas horas abaixe o fogo até que a leitoa termine de assar.

Retire do forno e deixe descansar.

Pururucando:

Se o seu forno tiver o grill deixe toda a pele da leitoa pururucar. Já se tiver maçarico ficará ainda melhor.

Lasanha de Berinjela

Lombo ao Leite e Lombo de Porco na Pressão