in

Frango com Quiabo

F

Frango com Quiabo apesar de ser um prato simples tem muito sabores deliciosos. Apesar de termos o frango que é uma maravilhosa carne temos os temperos os temperos que vão no molho que deixa-o ainda mais picante e saboroso e ainda com um toque do quiabo que dá uma gostinho de amargo. Uma opção de bebida seria o vinho que dá um contraste de doçura com a intensidade dos diversificados sabores.

Em Minas Gerais, o quiabo faz parte da culinária desde o início da ocupação na região, com a descoberta do ouro e depois dos diamantes. O quiabo é preparado diretamente com a carne dos animais e misturado com angu. Quando chegaram os porcos e as galinhas trazidos pelo portugueses, o frango com quiabo ou até mesmo a costelinha foram acompanhados com o angu.

A preparação do Frango com Quiabo sofreu influência de diversas culturas, entre elas a africana, indígena e portuguesa – reflexo da diversidade que encontramos no nosso pais. Com o resultado das culturas mais diferentes, a cozinhe mineira se caracteriza por não usar ou adicionar temperos fortes, mas sim caprichar no limão e na cachaça.

O frango com quiabo nada mais é que um ensopado, tipo da culinária portuguesa trazida para o Brasil na época dos colonizadores. Os ensopados eram preparados pelos donos com a carne de animais de caça. A farinha de mandioca também se tornou um acompanhamento obrigatório nessa iguaria, em uma preparação que se chama angu.

Marcado pelo maravilhoso tempero, o sabor do frango com quiabo carrega um tempero dourado com cebola, tomate, ervas e especiarias de Minas Gerais. Apesar de ser uma receita bastante simples, é importante que o modo de preparo dessa iguaria seja feito com muito capricho, atenção e cuidado para não correr o risco do sabor não ficar tão bom. Por isso, siga essa receita que disponibilizaremos a seguir:

Ingredientes:

· 1 litro de água fervente

· 500g de quiabo

· 1 kg de coxa de frango (sem pele)

· 3 colheres de óleo

· Suco de limão

· 1 cebola cortada em rodelas

· 2 dentes de alho

· 1 tomate sem pele

· Sal

Modo de Preparo:

  1. Limpe o frango, tempere com alho, sal e limão.
  2. Lave bem os quiabos e deixe a água escorrer. Corte- os em pedaços pequenos. Refogue-os em uma panela para diminuir toda a baba, caso queira e não se incomode, não é necessário refogar.
  3. Aqueça o óleo em uma panela e frite os pedaços de frango até que fique com uma textura dourada.
  4. Na mesma panela, após retirar o frango frito, refogue o tomate e a cebola.
  5. Retorne o frango na mesma panela e adicione água até que a panela esteja coberta. Deixe cozinhar em um fogo médio por um tempo de 10 minutos.
  6. Diminua o fogo, acrescente o quiabo.
  7. Ajuste o sal ao seu gosto e a quantidade de caldo, se precisar, acrescente mais água.
  8. Finalize com salsinha.
  9. Coloque em um refratário e sirva-se.

Croissant

Lasanha de Carne Moída com Presunto e Queijo Parmesão