in

Especial De Carne Seca Com Mandioca

Especial De Carne Seca Com Mandioca

O especial de carne seca com mandica é um prato tipicamente brasileiro e muito saboroso, mas você sabia que além de saboroso ele é nutritivo?

É isso a mandioquinha utilizada para o preparo do escondidinho dessa receita possui um excelente teor de minerais como ferro, fosforo, potássio, zinco e manganês, que auxiliam no bom funcionamento do coração, na prevenção de problemas de entupimento de vaso e artérias além de prevenir e tratar a anemia já que possui ferro em sua composição em grande quantidade.

Além disso tudo ela ainda apresenta um alto teor de vitaminas B e C que auxiliam na produção de energia e saúde do sistema nervosos central, oferecendo maior resistência a gripes e resfriados, a mandioquinha também regula o funcionamento do trato digestório, por possui uma alta quantidade de fibras.

Nesta receita além da mandioquinha que é excelente para se mantem em dia consigo mesmo e com a sua saúde, a carne seca, que precisa de uma atenção especial para ser utilizada, isso porque é necessário dessalgar a carne antes da mesma ser utilizada.

Existem dois métodos para dessalgar a carne, o método tradicional e o método de urgência, ensinaremos os dois!

Método tradicional

Limpe a carne e corte em pedaços de tamanho médio, em uma tigela deixe a carne de molho em água fria, cubra com plástico e mantenha na geladeira, a água deverá ser trocada a cada 4 horas, durante o período de 12 horas.

Método de urgência

Limpe a carne e corte em pedaços de tamanhos médios, em uma panela coloque água até que cubra a carne, cozinhe por uns 10 minutos e troque a água da carne, cozinha por mais 10 minutos e troque de novo, repita este processo por pelo menos 4 vezes até que o sal esteja no ponto.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola media picada
  • 1 kg de carne seca desfiada e dessalgada
  • Salsinha picada
  • Cebolinha verde picada
  • Sal
  • 1,5 kg de mandioquinha cozinha e amassada

Modo de preparo

Frite o alho no óleo ate começar a dourar, adicione a cebola e quando ficar transparente adicione a carne seca e deixe fritar por pelo menos um minuto. Quando estiver fora do fogo, adicione a carne as ervas picadas e a pimenta.

Com a mandioquinha amassada, leve ao fogo baixo, e acrescente manteiga, leite e mexe até que forma consistência, tempere com sal. (DICA: para se obter um purê mais saboroso deve-se amassar um dente de alho e doura-lo antes de jogar a mandioquinha na panela)

Em sequência espalhe uma quantidade boa de purê no fundo de uma travessa ou uma forma de sua preferencia de forma a cobrir o fundo (DICA: para evitar que a mandioquinha grude no fundo, unte a forma antes com margarina) feito isso pegue o recheio de carne seca e espalhe sobre o purê, depois pegue o restante do purê e cubra o recheio.

Polvilhe queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em uma temperatura de 180° por em media uns 20 minutos.

Quando der o tempo do forno, é só retirar e servir com arroz branco ou arroz de brócolis.

Prato Especial Com Carne De Jaca

Prato Especial Com Carne De Jaca

Patinho Com Molho E Champignon

Patinho Com Molho E Champignon