in

Escondidinho de Mandioca com Carne Seca

Escondidinho é um prato bastante comum no Nordeste. Feito com carne de sol ou frango desfiado, coberto com purê de mandioca, é uma deliciosa iguaria e que faz muito sucesso nessa região.

Para aqueles que não conhecem, o Escondidinho possui esse nome por a sua carne ficar escondida sob um purê de mandioca ou aipim, como é conhecida no Sul do Brasil e no Rio de Janeiro.  De origem africana, o escondidinho também pode ser encontrado em Minas Gerais.

O que algumas pessoas desconhecem é a carne de sol que é nada mais que uma carne de sal que foi curada no sol para um consumo em longo prazo. A carne de charque, nome mais conhecido, começou no século XVII, após a Guerra de Bárbaros. Naquela época existia grandes mercados produtores de carne de gado onde a Bahia fosse os mercados consumidores, que consequentemente, criaram o escondidinho de carne de charque ou carne de sol.

Atualmente, a carne de sol é uma carne bovina, a qual é também salgada e cortada em pedaços que são chamados de mantas.

Conheceu um pouco da história do escondidinho? Que tal aprendermos a fazer essa maravilhosa receita?

Ingredientes:

· Azeite

· 2 tomates

· 2 cebolas

· 2 dentes de alho

· 1kg de carne seca

· 5 ramos de salsinha

· Sal

· 1kg de mandioca

· 1 xícara de leite

· 1 xícara de queijo coalho

Modo de Preparo:

Corte toda a carne seca, lave com água corrente e coloque os cubos em uma tigela. Cubra todos os cubos de carne com xícaras de água fria (5) e deixe na geladeira por 12 horas. Escorra toda a água e despeje a carne em uma panela de pressão e cubra com água até tampar a panela. Assim que a panela começar a pitar, deixe ferver por 20 minutos.

Descasque a cebola e os alhos. Corte os tomates. Lave e corte a salsinha.

Passado o tempo do cozimento da carne, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair. Reserve ½ xícara da água cozida e transfira a carne para uma tigela. Descarte todo o excesso de gordura e desfie os pedaços.

Leve em uma frigideira e quando aquecer reque com colheres de azeite, junte a cebola, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por 2 minutos. Acrescente o tomate e o alho e mexa por 1 minuto. Regue com mais colheres de azeite e acrescente a carne seca.

Para o purê de mandioca, corte-as em 8 fatias. Coloque em uma panela de pressão sem que ultrapasse o nível de 2/3 e leve ao fogo alto. Quando apitar, abaixe e cozinhe por 10 minutos. Ao abrir a panela, descarte a fibra central e com um amassador de legumes, amasse todos os pedaços. Adicione o leite e leve a panela. Misture manteiga e sal.

A montagem do escondidinho é feita com o preenchimento de 8 ramequis com a carne seca refogada e cubra com o purê de mandioca. Polvilhe com queijo coalho. Leva ao forno por 20 minutos para gratinar. Sirva.

Bolo Inglês Integral

Frango Xadrez