in

Chow Mein

Chow Mein
Chow Mein

C

o macarrão em pequenas tigelas e coloque concha do caldo sobre elas. Enfeite se quiser, com cebolinhas e sirva quente. Todo mundo já deve ter ouvido falar ou já comeu a comida chinesa, porém, a sua essência é bastante misteriosa. A gastronomia chinesa é uma das mais reproduzidas do mundo, frequentemente preparada em casa ou até mesmo em restaurantes.

Na cozinha chinesa é possível notar características diferentes. Na china, o modo de preparação dos alimentos são bastante simples. Porém, isso não significa que nas diferentes regiões encontram as mesmas opções de pratos. Existem cozinhas bem diferentes, mas todo o sistema alimentar é o mesmo.

Entre os condimentos mais comuns, encontram-se os derivados de soja, farinha, molho de soja, matéria-prima do óleo e fermentado. O peixe e a carne são bastante comuns no Brasil, já os frutos do mar quem reina é o lagostim, que geralmente são comidos fritos. Cogumelos e verduras também são saboreados pelos chineses.

Uma refeição chinesa deve ter o equilíbrio e respeitar todos os princípios do yin-yang. Na china, todos os alimentos possuem uma questão ligada a cultura, a medicina e a filosofia. Além disso, todas as mesas servidas as iguarias devem ser redondas para que todos os comensais fiquem na mesma distância entre eles.

Uma dieta a base de cerais representa uma constante nacionalidade. O cereal é o mais comum que é consumido por todo o território chinês, com o qual se preparam diversos pratos com aguardente do vinho. Além disso, eles consomem bastante massas da deita de arroz ou do trigo. Os cerais desempenham uma rica função importantíssima para a culinária chinesa, principalmente no norte da China. Diante de toda culinária, é evidente que a iguaria esteja sempre presente nas refeições diárias, tais como, café da manhã, tarde e noite.

Na china, existem muitos restaurantes que são comandados por chefs chineses e estrangeiros. Os restaurantes dirigidos por chefs estrangeiros misturam os ingredientes da culinária asiática e, assim, evoluem a cultura gastronômica chinesa.

Agora que já sabemos um pouco na cultura da China, que tal aprendermos com se faz um Chow Mein?

Ingredientes:

· 100g de acelga

· 8 cogumelos shiitake

· 175g de macarrão de arroz (oriental)

· 2 cenouras

· 350g de tofu

· 1 litro de caldo de peixe

· 4 cebolinhas

· 3 colheres de shoyu

· 1 pedaço de gengibre

· 1 pimenta (dedo de moça)

Modo de Preparo:

  1. Em uma água fervente coloque os cogumelos por aproximadamente 15 minutos. Jogue toda água fora, seque-os e corte em fatias retirando todos os rabinhos. Cozinhe o macarrão por 5 minutos e escorra com água fria.
  2. Rale todos os gengibres em cubinhos. Lave a pimenta, retire todas as sementes e pique a polpa. Corte a couve e o tofu em cubos. Corte todas as cebolinhas em rodelas na diagonal e reserve um pouco para decorar.
  3. Em uma panela bem grande leve o caldo à fervura. Acrescente o molho de soja, acelga, cebolinhas, cenoura, cogumelos e a pimenta. Tempere a gosto com sal e distribua

Chester

Lombo recheado com abacaxi