in

Bolo mousse de chocolate

Bolo mousse de chocolate
Bolo mousse de chocolate

B Não importa o tamanho da festa, na hora de comemorar, o bolo não pode faltar na mesa. Alto ou baixo, com certeza o bolo estará sempre na mesa na hora de cantar os parabéns.

Há quem diga que o bolo nasceu no Egito Antigo, onde era preparado o pão com passas, tâmaras e adoçado com xarope de frutas. Mais tarde, a iguaria foi aprimorada pelos romanos. O bolo foi batizado por apresentar forma redonda, vindo de bola.

Também foram os romanos que introduziram o bolo em festas de aniversário. Alguns historiadores relatam que nos casamentos, as famílias ricas, preparavam a massa do bolo com ingredientes especiais.

A tradição dos bolos decorados teria sido começado no casamento europeia da realeza no século XVI. O primeiro bolo de andares foi a sensação e os assuntos mais comentados na cerimônia que uniu a nova italiana Catarina de Médici e o rei da França Henrique II.

No ano de 1800 foi considerado o auge dos bolos. Durante todo o reinado da rainha Vitória, os bolos era enormes tendo seu peso com mais de 100 quilos e uma altura mais que dois metros. Exuberante, né?

Contudo, os bolos demoraram para sair do trono da riqueza por conta do alto preço e difícil de conseguir os seus ingredientes.

Um delicioso bolo de chocolate é sempre muito bem-vindo no nosso cardápio, não é mesmo? Quem ama chocolate tanto quanto eu irá ficar com muita água na boca nessa receita.

Ingredientes: 

• ¾ xícara de açúcar refinado

• 4 ovos grandes

• 2 xícaras (café) de achocolatado

• 1 xícara de óleo

• 1 colher de fermento em pó

• 1 xícara (café) de água quente

Modo de Preparo:

1) Em uma tigela coloque ¾ de xícara (chá) de açúcar, 2 ½ xícara de farinha de trigo, 2 xícaras de achocolatado, 1 xícara de óleo e misture. Em seguida, despeje 1 xícara de água quente e misture até ficar homogêneo. Adicione fermento e misture.

2) Transfira todo o preparo do módulo 1 para uma assadeira untada com farinha e óleo e leve ao forno em uma temperatura de 180º C por aproximadamente 1 hora. Retire do forno, desenforme e corte o bolo em três partes iguais.

Recheio do ganache:

1) Em uma panela em fogo baixo coloque 600 g de creme de leite e deixe aquecer.

2) Transfira em um liquidificador 600 g chocolate meio amargo e mexa até conseguir um creme. Reserve.

Cobertura:

1) Em uma panela coloque 200 g de creme de leite e aqueça sem deixar que ferva. Reserve

2) Em um liquidificador transfira 200 g de chocolate meio amargo e bata até obter um creme homogêneo.

Montagem:

1) Na assadeira do bolo com um saco plástico forre-o e coloque o fundo do bolo, passe a metade do recheio, coloque o meio do bolo, passe a outra metade do recheio e cubra todas as partes do bolo. Leve para a geladeira em um tempo de (+/-) 2 horas.

2) Depois desse tempo, retire o bolo da geladeira e desenforme. Despeje a cobertura e decore com raspas de chocolate ao leite.

Bolo Mousse de Chocolate Morango e Ganache

Bolo no Pote