in

Bolo Formigueiro Tradicional

Nascido provavelmente no Egito, o bolo era preparado pão adoçado com tâmara e passas. Eles eram decorados e teriam começado no casamento da realeza em pleno século XVI.  Os antigos gregos aperfeiçoaram os bolos e Nero, por exemplo, os apreciava.

No Brasil, o primeiro bolo de farinha a ser adaptar foi o pão-de-ló, que é de origem portuguesa. Rapidamente, tornou-se bastante popular e até hoje é um dos mais preferidos. Os bolos são complementos das festas de aniversários e casamentos, por vezes ornamentados e ocupando o lugar central da mesa.

Há quem diga que a melhor parte do bolo é poder raspar a massa no final da vasilha. Porém, se você possuir esse hábito, temos uma má noticia: comer a massa de bolo pode causar uma intoxicação alimentar, revela a revista cientifica The New England Journal.

O problema se dá ao fato do consumo do ovo e da farinha sem cozimento. O ovo tem o risco da salmonela e já a farinha pode ter uma séria de bactérias existentes em sua composição que são nocivas a nossa saúde.

Entre as bactérias que podem habitar na farinha encontra-se a Ecoli, que para os cientistas responsáveis pelo longo estudo, não basta apenas não comer a massa crua do bolo, é precisar ter o máximo de cuidado de lavar os ingredientes com água corrente e sabão antes de preparar a iguaria. Confeccionar os alimentos em uma temperatura ideal também pode auxiliar em eliminar as presenças indesejáveis.

Histórias a parte. Que tal começarmos a preparar uma deliciosa receita para acompanhar seu café da manhã e o lanche? O bolo formigueiro tradicional é simples de fazer. Como ninguém se sabe ao certo sua origem, mas quem inventou caprichou e acertou em cheio na receita. Acredito que no intuito de aproveitar as sobras de chocolate, o autor (desconhecido) deve ter picado o chocolate e colocado junto na massa.

Ingredientes:

· 3 ovos

· 1 xícara de leite

· 1 xícara de óleo

· 2 xícaras de açúcar

· 1 colher de fermento em pó

· Óleo e farinha (para untar)

· 2 xícaras de farinha de trigo

· 1 xícara de óleo

· Chocolate granulado

· ½ xícara de chocolate granulado

· ½ xícara de coco ralado

Cobertura:

· 1 lata de leite condensado

· 1 caixa de creme de leite

· 2 colheres de manteiga

· 4 colheres de chocolate em pó

Modo de Preparo:

· Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo e o açúcar até ficar uma massa bem branquinha. Coloque toda essa mistura em um refratário, adicione o granulado, o coco, a farinha de trigo e o fermento e mexa com uma colher. Despeje a massa em uma forma de assar com um buraco untada e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Atenção: não abra toda a hora o forno, pois o bolo pode murchar!

Depois do tempo correto, retire o bolo e deixe esfriar para desenformar.

Para a cobertura: Em uma panela adicione o chocolate em pó, o creme de leite, o leite condensado e a margarina e leve ao fogo. Mexa até engrossar. Espalhe a cobertura em cima do bolo e polvilhe com granulado, se desejar.

Bolo Cremoso de Milho Verde

Bolo Naked 3 andares