in

Bolo Cremoso de Milho Verde

Toda receita possui uma história e com bolo de milho verde não seria diferente. A origem dessa iguaria está ligada a cultura dos índios. Conhecida pelo nome Mbojepe o alimento é bastante tradicional onde os índios costumam preparar uma cerimônia ao batismo das crianças.

O nome milho vem da palavra “sustento da vida”. Até na época da colonização o milho não era bastante conhecido.

O milho possui alto potencial de produtividade. O nível tecnológico está entre o médio e o alto e o seu cultivo é mecanizado e se beneficia na técnica do plantio direto. O plantio é feito tanto na safra quanto na safra de verão. Tudo depende do mês do plantio, o espaço das sementes podem variar.

Esse alimento tão versátil tem presença na culinária e nos pratos de milhares de pessoas, assim como também na cultura brasileira. Talvez por ser uma alimento acessível e de custo baixo, o milho é rico em nutrientes.

Do milho, tudo se aproveita. O amido de milho era utilizado antigamente para engomar o vestuário. O whisky Boubon contém 50% de milho e do milho também se extrai o etanol. Do milho também se obtém o óleo, as bebidas, o açúcar, além de inúmeras receitas como o sorvete, a pamonha, os sucos, os bolos e receitas salgadas.

Com sua diversa variação de receitas, o milho pode ser preparado também natural, em canjicas, cuscuz, tortas e outras iguarias. O bom de comer um milho é saber que ele também possui vitamina, magnésio e potássio que auxiliam nos impulsos dos nervos e possui dois minerais extremamente essenciais para a nossa saúde.

O milho também pode ser utilizado como uma opção para os intolerantes de glúten. Além disso, ele possui presença de antioxidante que auxiliam na proteção de doenças oculares, como a catarata, por exemplo.

O milho possui fonte de energia e sendo o responsável por fornecer energia para todo o nosso organismo. Rico em fibras, o milho ajuda na regulação do colesterol e do nosso intestino, além de, ajudar na prisão de ventre. As fibras também são ótimas no controle de apetite, proporcionando saciedade.

 Não existe alguém que não goste dessa iguaria, não é mesmo? Assim como também não existe festa junina com aquele cheirinho de milho cozido para nos levar as melhores lembranças na época de São João.

Ingredientes:

· 1 lata de milho verde

· 1 lata de açúcar (da mesma)

· ½ lata de óleo

· 4 ovos

· 2 colheres de coco ralado

· ½ lata de fubá

· 1 colher de fermento em pó

· 2 colheres de farinha de trigo

Modo de Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, depois acrescente o fermento e o coco ralado e coloque para assar.
  2. Pré-aqueça o forno em 180º C.
  3. Coloque a massa em uma forma redonda de buraco, a forma deverá ser untada com farinha e manteiga.
  4. O tempo de preparo em uma forma redonda é mais rápido, porém, a receita irá ficar menor.
  5. O bolo fica parecendo uma pamonha e bastante cremoso. Faça um café e sirva junto.

Bolo de Iogurte Dukan

Bolo Formigueiro Tradicional