in

Banana Caramelizada

Banana Caramelizada
Banana Caramelizada

A culinária chinesa carrega uma vasta tradição milenar. Há muitos anos, enquanto a cozinha do Ocidente ainda estava evoluindo para chegar ao atual estágio, na China muitos indivíduos já fazia uma cozinha parecida com a nossa época. Filósofos, imperadores, poetas e escritores trataram do assunto da culinária chinesa com bastante atenção aos prazeres da mesa.

A adaptação da cozinha do país também é sábia. Na cozinha chinesa aproveita-se bastante os peixes, as aves, o suíno e os frutos do mar, enquanto a carne do boi é bastante rara. Nas adaptações dos pratos em outros países, a carne de vaca já é bastante comum do que na China, como o Brasil.

Apesar da China ser grande, ela sempre teve problemas com combustíveis.

Na china, os cozinheiros passam a maior parte do tempo cortando os alimentos em pequenos pedaços do que cozinhando. Os alimentos que são cortados passam rapidamente pelo óleo. Nessa fritura rápida, eles conservam todos os sabores dos alimentos e as suas qualidades nutritivas. Os vegetais, sempre combinam e fazem render ainda mais o prato. Nas combinações dos chineses, é primordial que os ingredientes mantenham seus sabores e que não transparecer um paladar novo, o que acontece em muito molhos no ocidente.

O cozimento dos alimentos no vapor também é bastante popular. Usando madeiras com bambu, eles multiplicam a energia usada para fazer o arroz, servido em toda a China, no jantar.

Já os pratos assados são devidamente reservados para as ocasiões especiais.

Agora que já vimos toda a história, iremos disponibilizar uma deliciosa receita de banana caramelizada.

Ingredientes (5):

· 2 xícaras de óleo

· 2 bananas da terra

· ½ colher de canela em pó

· ½ colher de gengibre

· ¾ de açúcar

Modo de Preparo:

  1. Separe 8 espetos de churrasco (bambo)
  2. Em um prato fundo, misture o gengibre, a canela em pó e o açúcar. Descasque as bananas em 4 pedaços, seque bem.
  3. Espete em cada pedaço de banana o palito. Com uma faca pequena, corte a banana sobre uma tábua e com as mãos afaste os pedações para que fique em formato de espiral.
  4. Passe os espirrais de banana com a mistura da canela, gengibre e açúcar – com uma pequena colher, acrescente açúcar entre as fatias para que cubra toda a superfície da fruta. Deixe as bananas absorver o açúcar.
  5. Enquanto isso, coloque óleo em uma panela de lateral alta e leve ao fogo baixo para aquecer. Separe um refratário para colocar as bananas caramelizadas e frite-as;
  6. Não utilize papel toalha para seca-las, ela gruda nas frutas.
  7. Atenção: para o ponto do óleo não deixe-o quente para evitar que as bananas queimem. Teste sempre antes o óleo com um pedaço de fruta coberta de açúcar. Segurando pelo palito, afunde delicadamente ao óleo quantas espirrais couberem. Abaixe o fogo e deixe fritar por aproximadamente 2 minutos até que você veja a superfície ficar brilhante e caramelada.
  8. Com uma escumadeira, retire os espirrais e deixe escorrer o óleo. Transira os espirrais para o refratário e repita assim por diante.

Arroz Doce com Canela

Bolinho de Camarão