in

Bacalhau ao Forno

Talvez dentro da gastronomia não existe um peixe que é tanto consumido como o bacalhau, mas que ao mesmo pouquíssimas pessoas tem conhecimento da sua origem e se engana na maioria das vezes. O bacalhau, no entanto é um produto consumido em todo o mundo e dono de uma história pra lá de interessante.

Por mais que é estranho ler isso, a verdade é que o bacalhau não é um peixe. O bacalhau no entanto, pode ser vários peixes, desde que tenha sido um processo de transformação com ele. Por mais que seja novidade para a maioria, é bastante simples de conseguir compreender. Para se ter um bacalhau, existe um processo que resulta na salga e secura de alguns peixes e que então ira se originar o bacalhau. São eles: Saithe, zarbo e gadus morhua. Ou seja, o bacalhau fresco que todo mundo imagina na teoria não existe, o que existe na prática é apenas um peixe totalmente comum, sem o sabor marcante do delicioso bacalhau.

O bacalhau é uma iguaria bastante antiga e foram os vikings que criaram. O fato é que eles ficaram meses e meses viajando, foi combustível para inventar o meio pelo qual o bacalhau deveria se conservar. O processo de secagem naquela época era feito totalmente ao ar livre e depois disso era levado para longas viagens. O sal só apareceu em meados de 1000 D.C pelos os povos bascos.

Um holandês (cujo nome ainda é segredo) foi considerado o pai do bacalhau, pois foi ele quem inventou a primeira indústria em Noruega. País pioneiro do planejamento de toda a pesca. A cidade de Aslesund é a capital considerada do bacalhau e pela quantidade de indústrias transformadoras de bacalhau. Com o tempo, a demanda pelo bacalhau aumentou bastante e Noruega foi o polo de exportação.

Ingredientes: Bacalhau

· 1kg de bacalhau

· 2 cebolas

· 2 tomates

· 1 pimentão

· ½ kg de batata

· Azeitonas

· Alho

· Sal

· ½ de cenoura

· 1 colher de molho de tomate

· Leite de coco

Ingredientes: Molho

· 2 copos de leite

· 1 colher de amido de milho

· ½ xícara de leite

· 1 colher de manteiga

· Noz-moscada

· Sal

· Pimenta-do-reino

Modo de Preparo: Molho

Em um liquidificador bata o amido de milho, o leite e a manteiga derretida. Leve ao fogo baixo e mexa bastante até perceber que a massa engrossou. Junte o creme de leite, a noz-moscada, o sal e o ovo batido.

Modo de Preparo:

  1. Dessalgue todo o bacalhau por 12 horas.
  2. Corte em lascas o bacalhau
  3. Em uma assadeira acrescente o azeite, faça uma cama de cebolas e coloque as batatas por cima das rodelas de cebola.
  4. Coloque por cima o bacalhau
  5. Coloque outra camada de cebola e adicione pimentão. Acrescente o bacalhau em lascas
  6. Coloque algumas azeitonas, cenoura picada, cheiro verde picado e o tomate.
  7. Acrescente o molho branco e adicione mais um pouco de cheiro verde, 1 colher de molho de tomate e regue com leite de coco
  8. Finalize com azeite
  9. Leve ao forno para gratinar
  10. Sirva com um arroz branco soltinho.
Acarajé

Acarajé

Beef wellington

Beef Wellington