in

Arroz Doce com Canela

Desde muito tempo, há registros que arroz cozido com açúcar. A chegada da cana de açúcar ao Médio Oriente, onde já era cultivado o arroz, trouxe a marca de origem dessa iguaria que se estendeu até os dias de hoje. É possível imaginar, esses alimentos que existiam na Índia, substituído ao leite de origem animal, esse doce era bastante feito em tempos remotos.

Posteriormente, a fama dessa iguaria espalhou por toda a Europa e a cor dourada passou a ser branco, já no século XIII, quando muitas pessoas começaram a utilizar o açúcar refinado. O século marca oficialmente o batismo dessa sobremesa, que revela todo a sua gostosura e o seu encanto das receitas.

Durante os últimos séculos, o arroz cozido com leite com açúcar, conservou praticamente essa iguaria. A sobremesa de arroz doce reflete esse desejo em Portugal de manter viva as doces tradições. Servi essa receita em qualquer situação é trazer a celebração de algo digno que significa venerar uma costume totalmente antigo.

Desde o aroma da canela acrescentada em cima do arroz doce, passando pelo toque sutil da casca de limão e terminando no ovo que lhe confere, o arroz doce de Portugal em sua pequena preparação, pequenos toques que permite personaliza-lo, torna-se o arroz doce único em cada mesa de cada família portuguesa.

Muitas pesquisas revelam que o arroz doce é apreciada bastante no norte do sul, a oeste e leste de Portugal com suas mais variantes: arroz com ou sem gema, cozido com ou sem leite, com pouco ou muito açúcar, com ou sem canela e até banha de porco.

Contudo, o arroz doce não é uma receita de avó ele é carro-chefe de muitos restaurantes renomados e padarias no Brasil. Aqui no brasil, a receita é feita a base de cozimento do arroz, leite de coco ou bovino e é mais encontrada no Nordeste do Brasil, onde a cultura do leite de coco é mais comum. No nordeste o arroz doce é encontrada bastante em festas juninas, presença bastante tradicional.

A história do arroz doce é longa, então vamos de uma vez preparar essa deliciosa receita? Hoje iremos disponibilizar uma receita básica sem o uso de leite condensado industrial, hoje tão usado na cultura brasileira. Essa receita traz à lembrança da nossa infância: arroz, leite, cravo, açúcar e canela. Vamos começar?

Ingredientes:

· 2 xícaras de arroz

· 6 dentes de cravo

· Canela em pó

· Água

· 3 xícaras de açúcar

· 2 unidades de canela de pau

· 1 litro de leite

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe todo o arroz em uma panela com água com a canela e o cravo até que os grãos estejam totalmente cozidos.
  2. Em outra panela em fogo baixo ferva o leite com a mistura do açúcar, até que levante fervura. Desligue
  3. Na panela do arroz, adicione o leite fervente e deixe cozinhar, mexendo sempre de vez em quando para que o arroz não grude no fundo da panela. Vale lembrar, que o cozimento é feito em banho maria.
  4. Quando o arroz tiver pronto, desligue-a.
  5. Em potinhos, despeje o arroz e polvilhe com canela em pó.
  6. Sirva-se! Essa receita rende até 15 porções.

Torta Holandesa

Banana Caramelizada