in

Acarajé

O acarajé é umas das iguarias mais famosas do Brasil na culinária baiana. A palavra acarajé tem origem africana e sua tradução quer dizer “comer bola de fogo”. O nome dessa iguaria surgiu a partir de uma lenda de um casal xangô responsável pelos ventos e tempestades.

A lenda diz que a esposa procurou ifá, um africano para busca a comida para o marido. O oráculo disse para a esposa que se o marido comesse ele deveria conta para o povo. A parir daí, Iansã desconfiou e comeu antes de levar ao seu marido, porém, nada aconteceu. Quando conseguiu chegar em casa, ela, ofereceu a comida para o esposo e disse as recomendações. Ao comer, Xangô foi conta para o povo e para a sua surpresa começou a sair fogo pela sua boca.

A venda da iguaria do acarajé na Bahia se tornou tão popular que em meados de 2005 foi considerada um patrimônio cultural do Brasil. Os bolinhos são mais temperados do que aqueles ofertados aos orixás. A veda do acarajé começou na época da escravidão do Brasil, onde as escravas trabalhavam nas ruas vendendo os seus quitutes.

Outra iguaria muito procurada é o bobó de camarão feita com camarão e bobó. Essa iguaria também é das comidas africanas, onde o prato é feito com mandioca cozinha, cebola ralada, azeite de dendê, coentro, camarão, pimenta e gengibre.

O caruru outra receita popular da Bahia é um prato afro-brasileiro que pode ser servido junto com o acarajé. Esse prato é feito com quiabo, caldo de camarão ou peixe. No candomblé, o prato é ofertado a entidades que seriam os filhos de Iansã e Xangô que resolveriam então problemas em troca dos doces e brinquedos. Caso a promessa dos presentes ou do doce fosse quebrada, eles poderiam ter travessuras e até que o “problema” seja revertido e resolvido.

Já o vatapá é uma prato típico brasileiro que é encontrado nas regiões do Norte e Nordeste e pode ser usado como o recheio do acarajé. Acompanhe esse artigo que iremos disponibilizar uma deliciosa receita de Acarajé fácil de fazer e que pode ser servida em qualquer dia. Siga passo a passo e bom apetite!

Ingredientes:

· 1 litro de dendê

· 1 cebola picada

· 700g de camarão

· ½ de feijão fradinho

Ingredientes: Recheio

· Camarão defumado moído e sem casca

· Cheiro-verde

· 6 xícaras de azeite dendê

· 3 cebolas

Modo de Preparo:

  1. Para fazer o recheio refogue toda a cebola, o alho, o azeite e o camarão por 15 minutos.
  2. Coloque todo o feijão de molho até que ele fique inchado e depois retire o olho. Após feito isso, moa na pedra (triturador)
  3. Tempere toda a massa fornada com sal, cebola pisada e os camarões moídos e secos.
  4. Bata a massa até que ela fique homogênea
  5. Adicione em uma panela grande o azeite de dendê e espere ele ficar bastante aquecido. Comece a fritar os bolinhos logo em seguida.
  6. Depois de frito, corte o meio e recheie com molho de camarão com cebola e bastante pimenta.
Bacalhau ao forno

Bacalhau ao Forno