in

Você sabe o que é giárdia?

Você sabe o que é giárdia?

A giárdia é causada por um organismo unicelular parasita nos cães. O protozoário entre no cachorro e provoca uma infecção no intestino dele. Além disso, a giárdia em cães gera uma inflamação e distúrbios em seu sistema digestivo.

Alguns casos são assintomáticos ou tem sinais mais leves, mas mesmo assim o problema é preocupante e grave. A giárdia lesiona as células da parede intestinal e leva à morte por debilitar todo o cachorro. Por isso, é muito importante tratar e tomar cuidado para não contagiar outros animais próximo ao cachorro com giárdia.

Os parasitas da giárdia podem habitar em mamíferos, aves, anfíbios e até em humanos. Em cachorros, a facilidade com que a giárdia acontece é muito grande. Isso ocorre porque o protozoário existe no mundo todo e é capaz de sobreviver mesmo fora do hospedeiro. A sua presença contamina a água e o meio ambiente, enquanto o parasita aguarda uma nova morada.

Os sintomas mais comuns da giárdia são: fezes com sangue e muco, diarreia, vômito, náuseas, perda ou diminuição de apetite, perda de peso, pelos fracos, gases, dores abdominais, apatia e desidratação.

É muito importante saber que em alguns cães a doença pode ser assintomática. Já em outros, a manifestação pode ser totalmente leve. Portanto, caso o seu pet apresente uma doença imunossupressora ou uma infecção secundária, os sintomas podem ser ainda maiores. A observação deve ser recorrente e caso haja qualquer tipo de dúvida, um médico veterinário deverá ser consultado rapidamente.

A giárdia canina é causada pelo protozoário que entra diretamente no organismo deles através da ingestão de algo contaminado. O cachorro também pode contrair a doença ao ingerir fezes infectadas. Ingerir água do solo contaminado, como a grama, também auxilia na entrada desse protozoário.

O diagnóstico da giárdia pode ser bem difícil, mas não é impossível. Muitas vezes acontece do exames de sangue apresentar níveis normais. Podem ser feitos exames de fezes para analisar no microscópio e verificar se há algum vestígio do parasita. Por isso, ao levar o seu cão na clínica o médico veterinário pode pedir amostras de fezes durante três dias consecutivos.

Algumas vezes o diagnóstico clinico é feito por meio de análises dos sintomas da doença, aspectos do animal e histórico.

Com o diagnostico em mãos, é hora de iniciar o tratamento com remédios via oral que serão receitados pelo médico veterinário. Os banhos regulares também são indicados nesse caso. Nos casos de vômitos recorrentes, há uma recomendação de uma dieta especial. Já nos problemas mais graves, como diarreia e desidratação, a hospitalização do cãozinho pode ser necessária.

Muita gente questiona em saber como prevenir a giárdia em cães. Porém, a resposta pode ser um pouco difícil devido a capacidade do cão sobreviver no meio do ambiente até encontrar um hospedeiro. Por isso, é preciso muito esforço e bastante cuidado. Algumas dicas são: evite que seu pet tenha contato com animais infectados, tome cuidado onde deixar o seu cachorro, vacine corretamente e, se ele for diagnosticado com giárdia, realize o tratamento de forma correta.

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro

Aprenda alguns truques de adestramento

Aprenda alguns truques de adestramento