in

Você sabe a importância do sono canino?

Tem cena mais deliciosa em ver seu cachorro dormindo? O nosso animal de estimação também precisa de descanso depois de toda a agitação e brincadeira do dia a dia.

O sono interfere nas atividades do dia a dia e próprio funcionamento do corpo do pet. A imunidade canina é uma das mais beneficiadas pelo período de sono, pois é quando o sistema imunológico atinge o desempenho para a proteção do animal. Por esse motivo e entre outros, é muito importante que o animalzinho tenha qualidade de sono.

Muitos tutores se questionam quanto tempo dorme os cães e isso se dá ao fato de pensarem se o pet está dormindo de forma correta. Em qualquer caso, pensamos que os pets estão com distúrbios de sono ou problemas de saúde. Porém, o sono canino acontece em média de 13 horas diárias na fase adulta do cão.

No entanto, cada animalzinho possui um organismo diferente e alguns necessitam de mais tempo de sono. Alguns fatores como raças, condições físicas, peso, idade, ambiente em que ele é criado e personalidade pode influenciar efetivamente o sono canino. A seguir, entenda porque o sono canino é tão importante para os animais.

Quantas horas de sono?

Como dissemos no tópico anterior, cada cachorro tem um organismo diferente e pode ser influenciada pela idade do cão pelo seu dia a dia. E muitas raças de cachorros chegam a dormir até 10 horas diárias. Esse tempo é divido pela manhã, tarde e à noite. O período pode aumentar também caso o cachorro fique muito tempo sozinho ou quando tem um dia agitado com muitas atividades.

Os pets na fase adulta que se alimentam corretamente costumam praticar atividades físicas e podem dormir entre 15 e 16 horas por dia e, descansam em um período de 10 horas durante a manhã e também a noite. O resto do tempo é dividido em pequenos cochilos.

Quais são os estágios do sono?

Enquanto o pet dorme, ele passa por três fases de estágio. E os estágios acontecem nessa ordem:

1º NREM: que são o movimento não rápidos dos olhos;

2º REM: que são os movimentos rápidos dos olhos;

3º SWS: que é o sono de onda lenta;

A agitação do sono também tem ligação com a posição em que ele dorme, isto é, os bichinhos que dorme encolhidos tender a se mexer bem menos porque não relaxam totalmente os músculos.

Porque é tão importante o sono canino?

Sem sombra de dúvidas, o sono canino é fundamental para a vida dos cachorros. Quando um animal está extremamente feliz é muito comum que a quantidade de horas dormidas sejam ainda maiores e ainda eles dormem com tranquilidade.

Por isso, que o sono é tão importante e indica também algumas possíveis doenças, necessidade de atenção do dono ou patologias mais graves. Nestes casos, é importante que o tutor leve imediatamente o seu cachorro o quanto antes em um médico veterinário de sua confiança para diagnosticar o que está acontecendo.

.

Veja algumas dicas de como aliviar a dor na coluna de seu pet

Veja algumas dicas de como aliviar a dor na coluna de seu pet

Você sabe o que é a babesiose?

Você sabe o que é a babesiose?