in

Tumor em cães: tratamentos e sintomas

Tumor em cães: tratamentos e sintomas

Ao notarmos um tumor em nosso cachorro, a primeira coisa que vem à cabeça é o câncer, né? E em seguida, ficamos desesperados.  Mas antes de saber exatamente o que é um câncer em cães, é importante entender o que é o câncer propriamente dito. O câncer trata-se de um conjunto de mais de 100 doenças que se iniciam a partir do crescimento em desordem de células pelos tecidos e órgãos do corpo.

Em alguns casos, o câncer é totalmente silencioso. O linfoma que é o câncer que afeta o sistema linfático, é um exemplo. Há uma concentração de células nos gânglios que tendem a aumentar sem manifestar nenhum tipo dor, isto é, o câncer em cachorro pode passar totalmente despercebido por nós. E é por isso que, se houver qualquer suspeita, não deixe de levar a um médico veterinário rapidamente.

Como os nossos cães não conseguem avisar que estão com algum desconforto, os sintomas do câncer podem aparecer e quando ele se desenvolver, pode ser tarde demais. Os sintomas não são muito diferentes dos manifestados por nós humanos. A questão é observar sempre alguns comportamentos do cachorro e leve rapidamente a alguma clínica veterinária de confiança.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de um câncer maligno nem sempre são claros. Mas o organismo, emite avisos quando algo não vai muito bem. Alguns aspectos são indicativos de tumor em cachorros, como as feridas que não cicatrizam, partes do corpo inchadas, fraqueza e apatia prolongada, caroços ou gânglios infartados, sangramentos pelo corpo, dificuldade em comer, urinar, evacuar e respirar e outras anormalidades.

Alguns sintomas do tumor maligno nos cães são bastante confundido com outras doenças, tendo em vista sua maneira genérica de se apresentar. O que o tutor deverá prestar muita atenção é como o organismo do cachorro emite os sinais que, mesmo não sendo específicos, já ajudam a indicar a necessidade de uma visita no médico veterinário.

A descoberta rápida de um câncer em cães é um fator de muito sucesso em seu tratamento. É recomendável que o tutor leve o cachorro para visitar periódicas ao veterinário para que ele possa examinar e garantir que está tudo bem com a saúde de seu cãozinho.

Quais são as causas?

O câncer em cachorro pode ter várias causas responsáveis. Por uma questão de idade, os cães idosos tendem a apresentar sinais de câncer. Pelo que parece, qualquer coisa pode motivar o surgimento dessa terrível doença O que se sabe com certeza é que em qualquer fase da vida dos cães pode se apresentar esse tipo de problema.

Quais são os tratamentos e prevenções?

Os sinais de tumor em cachorro que o organismo emite não se pode, em momento nenhum, negligenciar ou adiar a idade ao veterinário. Apenas um profissional com auxílio de análise clinicas e exames irá identificar a área afetada pelo tumor e a gravidade da sua saúde do cão.

Ao diagnosticar o câncer alguns tratamentos podem ser indicados, são eles: cirurgia para extração do tumor maligno, quimioterapia para eliminar o câncer por meios de remédios fortes e eletro quimioterapia que é um tratamento menos invasivo do que uma cirurgia ou quimio.

Alimentação natural: saiba tudo sobre esse benefício para a vida dos cães

Alimentação natural: saiba tudo sobre esse benefício para a vida dos cães

Conheça a história da raça Dogue Alemão

Conheça a história da raça Dogue Alemão